POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA:
PLANO DE AÇÃO PARA INSERÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3074Palavras-chave:
Educação Antirracista, Valorização do negro, Currículo escolar, Reparação históricaResumo
Esse artigo oferece uma proposta de atuação no ambiente escolar atendendo ao que se propõe na Lei 10639/03. Acredita-se que os espaços educativos formais oferecem possibilidades de reconhecimento pessoal e envolvimento coletivo como forma de promover uma sociedade mais justa e igualitária através da constituição de cidadãos conscientes e atuantes. O contexto histórico de formação da sociedade brasileira é de negação e invisibilidade da população negra, a Lei 10639/03, pautada pelos movimentos sociais, oferece possibilidades de reparação histórica, através da valorização das construções estabelecidas por pessoas negras. Assim, apresenta-se aqui uma proposta de intervenção escolar com o objetivo de implementar a lei 10639/03 na escola de forma efetiva por meio da relação entre todos os setores educacionais, envolvendo educadores, educandos, familiares e ambiente escolar. A fim de contribuir com a autoestima, autorrespeito e autorreconhecimento das crianças e jovens negros, com foco na formação cidadã antirracista. A metodologia utilizada será a inserção da proposta no Plano Político Pedagógico da escola, a fim de promover formações, tanto com a equipe de profissionais atuantes na escola, quanto com as famílias dos estudantes, além da inclusão de temáticas negras em todo o cotidiano escolar, desde a inserção nos conteúdos programáticos, materiais didáticos, até os eventos e ornamentações escolares. Como proposta de intervenção escolar espera-se que ao final da realização do plano tenha-se a formação de cidadãos críticos reflexivos da realidade, a partir de uma leitura decolonial da sociedade, com representatividade e crentes em seu próprio potencial.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. In: Cadernos Pagu (26), janeiro-junho de 2006: pp.329-376. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332006000100014
CARDOSO, Claudia Pons; SILVA, Zuleide Paiva da. Por uma Pedagogia Feminista Decolonial Amefricanizada: Práticas Docentes nas Encruzilhadas. In: CARDOSO, C.; MARTINS, M. (Orgs). Insurgências Pedagógicas na Educação Básica. Salvador: Devires, 2021, p 17-34.
FERRAZ, Vinícius A. A Geografia e a Lei 10.639/03–um caminho para a construção de novos currículos. Trabalho de conclusão de curso (Monografia)–Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
GOMES, Arilson dos Santos; BAKOS, Margaret Marchiori. Aspectos históricos da lei 10.639/03 e a história e cultura afro-brasileira a partir de relatos dos viajantes europeus. Momento-Diálogos em Educação, v. 22, n. 2, p. 19-38, 2013.
GUEDES, Elocir; NUNES, Pâmela; DE ANDRADE, Tatiane. O uso da lei 10.639/03 em sala de aula. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, p. 421-430, 2013.
JUNIOR, Edson dos Santos; BUGNI, Renata Porto. A Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Básica a Partir da Lei 10.639/03. Revista Internacional de Debates da Administração & Públicas-RIDAP, v. 3, n. 1, p. 33-47, 2018.
NUNES, Antonio de Assis Cruz et al. A lei 10.639/03 como instrumento político-pedagógico na perspectiva do combate ao racismo na educação básica. Educação, Ciência e Cultura, v. 24, n. 1, p. 211-220, 2019. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v24i1.4582
OLIVEIRA, Iris Verena. “Isso é batom para vir à escola?” Disputas estético-metodológicas nos pátios do currículo. In: Revista e-Curriculum, São Paulo, v.17, n.4, p. 1523-1544 out./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1523-1544
SANTOS, Ronald Coutinho. Prática docente e ensino de geografia: relações de poder na construção do currículo-uma análise sobre os conflitos na implementação da LEI 10.639/03. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS DA AGB. Vitória/ESA. 2014. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404531294_ARQUIVO_CBG2014_-_Pratica_Docente_e_Ensino_de_Geografia_-_Ronald_Coutinho_Santos.pdf
SANT’ANA, Antônio Olímpio. História e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 39-67.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.