Territórios da mídia no Brasil

a notícia e os círculos globais, nacionais e regionais-locais de informações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2858

Palavras-chave:

Círculos de informação, território usado, Jornalismo

Resumo

Este artigo discute como se realiza territorialmente o jornalismo internacional, nacional e regional no Brasil. Por meio de diálogo com ampla bibliografia da Geografia e da Economia Política da Comunicação e levantamento de dados sobre a concentração da mídia e os fluxos de notícias, busca-se compreender de que maneira o controle da produção e distribuição de notícias por poucos agentes e a instalação seletiva de tecnologias da informação são capazes de conferir aos territórios possibilidades desiguais de manipular conteúdos informacionais e, assim, estabelecer relações de comando na rede urbana, contribuindo para o aumento das desigualdades territoriais e a diminuição da democracia e cidadania.

Biografia do Autor

Iago Vernek Fernandes, Prefeitura do Município de São Paulo

Geógrafo, Professor da Rede Municipal de São Paulo.

André Pasti, Universidade Federal do ABC

Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC).

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Vernek Fernandes, I., & Pasti, A. (2023). Territórios da mídia no Brasil: a notícia e os círculos globais, nacionais e regionais-locais de informações. Boletim Paulista De Geografia, 1(108), 113–131. https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2858