A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O JOGO DE SIMULAÇÃO CITIES SKYLINES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3224

Keywords:

resolução de problemas, jogos de simulação, mobilidade urbana, ensino de geografia

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar o uso de jogo digital de simulação de cidades Cities Skylines como recurso didático integrado à metodologia de resolução de problemas na análise da mobilidade urbana. Para isso, analisa um percurso didático que buscou proporcionar aos alunos situações que lhes permitissem refletir e propor configurações urbanas sustentáveis. Os sujeitos de investigação foram vinte e oito alunos do terceiro ano de Geografia do Ensino Médio integrado em informática do Instituto Federal Catarinense (Campus Videira). As atividades foram desenvolvidas durante três meses (com três aulas semanais), em grupos, com dois ou três alunos, totalizando dez equipes. Os alunos foram incentivados, por meio de desafios semanais, a considerar a sustentabilidade na sua dimensão social, econômica e ambiental, assim como a necessidade de uma cidade para as pessoas, com a presença de vias para pedestres e ciclistas e transporte público eficiente. Foi realizado análise de conteúdo dos projetos de cidades sustentáveis apresentados pelas dez equipes, no qual observou-se os encaminhamentos que os grupos deram para resolver os problemas e o plano de ação (Estratégia de resposta) para apresentar uma medida eficaz (Eficiência na solução) na cidade simulada. Para isso, os alunos precisaram ponderar as demandas da população, diversificar os meios de circulação, considerar as características do meio físico e pensar a cidade como um todo. Os resultados apontam que é necessário orientar os alunos para formular hipóteses, analisar o espaço urbano e elaborar alternativas e soluções para problemas reais nos centros urbanos.

Author Biographies

Solange Francieli Vieira, Universidade Estadual do Centro-Oeste; Instituto Federal Catarinense

Solange Francieli Vieira é licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO (2005), é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2008) e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2008). É Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC), onde atua como professor dos cursos de ensino médio integrado, graduação e pós-graduação. Éanda doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. É membro do grupo de pesquisa e extensão de Educação Geográfica e Cartografia para Escolares - EDUCARTGEO (Departamento de Geografia Unicentro), membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Didática da Geografia (jovens pesquisadores) - REDLADGEO, membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - NEPEG (UFG). Atualmente está cursando estágio de doutorado na Universidade de Valência (2022-2023).Tem experiência e desenvolve pesquisa em Análise Ambiental, Ensino de Cidade e Educação Geográfica.

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Marquiana de F. Vilas Boas Gomes é professora (Associada) no departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR. É membro efetivo do programa de pós-graduação em Geografia (UNICENTRO), nível de mestrado e doutorado. Graduou-se em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (1997; 1998); Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Geografia, Linha - Dinâmica e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado (2019) em Ensino de Geografia, na linha Ensino-Aprendizagem de Geografia da Universidade Federal de Goiás com estágio pós doutoral no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi tutora de Grupo PET-Geografia do período de 2006-2009. Exerceu a função de Diretora de Cultura da Unicentro em 2009. Foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura na UNICENTRO no período de 2010-2016. É líder do grupo de pesquisa EducartGEO - Educação Geográfica e Cartografia para Escolares. Foi orientadora no Programa de Iniciação a Docência PIBID da Geografia e do Interdisciplinar da UNICENTRO no período de 2012-2017. Atua como revisora de periódicos na área de Geografia e Extensão. Desenvolve várias atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas ensino de geografia, cartografia escolar e formação de professores de geografia.

References

AQUILANTE, A.G; SILVA, R.F. da; AVÓ, L.R. da S. de; GONÇALVES, F.G.P.; SOUZA, M.B.B. de. Situações-problema simuladas: uma análise do processo de construção. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 2, p. 147-156, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200002

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRAU, L. La ciudad del coche. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales – GEO crítica – Universidad de Barcelona, vol. XXIII, n°. 1.235, 5 de maio de 2018, p. 1-27.

CARLOS, A.F.A. A cidade. São Paulo: Contexto (Coleção Repensando a Geografia), 1992. DOI: https://doi.org/10.7154/RDG.1992.0006.0011

CASTELLAR, S.M.V.; MORAES, J.V. de; SACRAMENTO, A.C.R.amos. Jogos e resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de geografia. In: CALLAI, H.C. (Org.). Educação Geográfica: Reflexão e Prática. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 249-275.

CAVALCANTI, L. de S. Aprender sobre a cidade: a geografia urbana brasileira e a formação de jovens escolares. Revista Geográfica de América Central, número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-18.

CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e cenários urbanos cotidianos: laboratórios para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Revista Punto Sur (julio—dic), 2019, p. 122-143. DOI: https://doi.org/10.34096/ps.n1.6916

CHEN, X. The relationship between video games, problem-solving skills, and academic performance from IT students’ perspective. Mestrado em Informação tecnológica e engenharia elétrica. Universidade de Oulu, 2019, 50p.

CLARK, D.; NELSON, B.; SENGUPTA, P.; D’ANGELO, C. Rethinking science learning through digital games and simulations: genres, examples, and evidence. In: NATIONAL ACADEMIES BOARD ON SCIENCE EDUCATION WORKSHOP ON LEARNING SCIENCE, 2009, Washington. Proccedings… Washington, DC: National Academies Press, 2009, p. 1-71.

GEE, J.P. What video games have to teach us about learning and literacy. Palgrave Macmillan, New York, 2003. DOI: https://doi.org/10.1145/950566.950595

GROS, B. Digital games in Education: The design of Games-Based Learning Environments. Journal of Research on Technology in Education, 40 (1), 23-38, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/15391523.2007.10782494

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA. Objetivo de desenvolvimento sustentável: Meta 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis. 2019. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods11.html#:~:text=At%C3%A9%202030%2C%20proporcionar%20o%20acesso,vulnerabilidade%2C%20mulheres%2C%20crian%C3%A7as%2C%20pessoas. Acesso em: 06 abr. 2022.

KIILI, K. Foundation for problem-based gaming. British Journal of Education Technology. Vol. 38, n. 3, 2007, p. 394-404. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2007.00704.x

LEITE, L.; AFONSO, A.S. Aprendizagem baseada na resolução de problemas: características, organização e supervisão. Boletín das ciências, ano XIV, número 48, novembro 2001, p. 253-260.

LOPES, R.M.; ALVES, N.G.; PIERINI, M.F.; SILVA FILHO, M.V. Características gerais da aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, R.M.; SILVA FILHO, M.V.; ALVES, N.G. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas: Fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019, p. 47-76.

MANCINI, M.T. Planejamento urbano baseado em cenários de mobilidade sustentável. Dissertação de mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2011.

MARICATO, E. A cidade sustentável. IN: MACHADO, B. Related papers. 9° Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consege). Anais... Porto Velho (Rondônia), 2011, p. 11-32

MORAES, J.V. de. A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de geografia. Tese de Doutorado, USP, São Paulo, 2010.

MOREIRA, D. de A. O direito a cidades sustentáveis. Revista de Direito da Cidade. Vol. 06, n°. 02, 2014, p.179-200.

POZO, J.I.; POSTIGO, Y.; CRESPO, M.Á.G. Aprendizaje de estrategias para la solución de problemas en Ciencias. [Versão eletrónica]. Revista Alambique. 5, p. 1-6, 1995.

SANTOS, M. Educar para a sustentabilidade. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 1, p. 75-78, out/2007 - mar. 2008

SCHNEIDER, E.J.; PRESTES, F. da S. Cidades como territórios educativos: possiblidade e desafios na educação para o trânsito. In: DEON, A.R.; CALLAI, H.C.; OLIVEIRA, T.D. de (ORGs.). A cidade como lugar/espaço para o ensino e aprendizagem (Coleção cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida VOL III) – Curitiba: CRV, 2021, p. 187-198.

SCHONARDIE, E.F. Cidade ideal e cidade real: conflitos e segregação no espaço urbano. In: DEON, A.Rigo; CALLAI, H.C.; OLIVEIRA, T.D. de (ORGs.). A cidade como lugar/espaço para o ensino e aprendizagem (Coleção cidade: conhecer e interpretar para compreender o mundo da vida VOL III) – Curitiba: CRV, 2021, p. 21-34

SEABRA, O.C. de L. Os embates entre as questões ambientais e sociais no urbano. In: CARLOS, A.F.A.; LEMOS, A.I.G. (Org). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade – São Paulo: Contexto, 2003, p. 308-322.

SOUZA, S.C. de; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Holos, ano 31, vol. 5, 2015, p. 182-200. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2880

SQUIRE, K.; JENKINS, H. Harnessing the Power of Games in Education. InSight, vol.3, vision, p.5-33, 2003.

VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. 3° edição. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WALFORD, R. Geography games and simulations: learning through experience. Journal of Geography in Higher Education, 5: 2, 113-119, 1981. DOI: https://doi.org/10.1080/03098268108708808

YANG, Y. Building virtual cities, inspiring intelligent citizen: digital games for developing student´s problem solving and learning motivation. Computers & Education, 201, 365-377, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.01.012

Published

2024-07-08

How to Cite

Vieira, S. F., & de Freitas Vilas Boas Gomes, M. (2024). A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O JOGO DE SIMULAÇÃO CITIES SKYLINES. Boletim Paulista De Geografia, 1(112), 1–23. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3224