A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O JOGO DE SIMULAÇÃO CITIES SKYLINES
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i112.3224Keywords:
resolução de problemas, jogos de simulação, mobilidade urbana, ensino de geografiaAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar o uso de jogo digital de simulação de cidades Cities Skylines como recurso didático integrado à metodologia de resolução de problemas na análise da mobilidade urbana. Para isso, analisa um percurso didático que buscou proporcionar aos alunos situações que lhes permitissem refletir e propor configurações urbanas sustentáveis. Os sujeitos de investigação foram vinte e oito alunos do terceiro ano de Geografia do Ensino Médio integrado em informática do Instituto Federal Catarinense (Campus Videira). As atividades foram desenvolvidas durante três meses (com três aulas semanais), em grupos, com dois ou três alunos, totalizando dez equipes. Os alunos foram incentivados, por meio de desafios semanais, a considerar a sustentabilidade na sua dimensão social, econômica e ambiental, assim como a necessidade de uma cidade para as pessoas, com a presença de vias para pedestres e ciclistas e transporte público eficiente. Foi realizado análise de conteúdo dos projetos de cidades sustentáveis apresentados pelas dez equipes, no qual observou-se os encaminhamentos que os grupos deram para resolver os problemas e o plano de ação (Estratégia de resposta) para apresentar uma medida eficaz (Eficiência na solução) na cidade simulada. Para isso, os alunos precisaram ponderar as demandas da população, diversificar os meios de circulação, considerar as características do meio físico e pensar a cidade como um todo. Os resultados apontam que é necessário orientar os alunos para formular hipóteses, analisar o espaço urbano e elaborar alternativas e soluções para problemas reais nos centros urbanos.
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