LETRAMENTO RACIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS:

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO CURSO NORMAL, PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Authors

  • Simone Antunes Ferreira IEPIC

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3084

Keywords:

Educação Antirracista

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de reunir algumas experiências pedagógicas acerca da implementação da Lei 10.639/03 na educação básica, mais especificamente, na rede estadual do Rio de Janeiro durante as aulas de Geografia. Estas contribuições são frutos de esforços coletivos que partem de outros olhares, outras memórias sobre as experiências afrodiaspóricas no Rio de Janeiro. Os relatos de experiência aqui apresentados estão em curso desde 2015 até o final de 2022 e tem como objetivo principal contribuir para a formação de professores, tanto em nível médio quanto em nível de graduação com os bolsistas de PIBID e Residência Pedagógica-UFF. Nossas apostas teóricas representam um esforço em romper com a colonialidade em suas mais diversas esferas, sobretudo quanto às críticas feitas à universalização, hierarquização e subalternização de saberes, e propõem dialogar sobre mudança do eixo narrativo da História do mundo e da Humanidade. Nesse sentido, a luta por um ensino de geografia afrocentrado perpassa pela compreensão de novas interpretações espaço-temporais de fatos sociais; culturais; econômicos; políticos e ambientais que nos fazem transitar por outros horizontes ocultados pela imposição da racionalidade eurocêntrica. A partir dos pilares da Afrocentricidade e valores civilizatórios afro-brasileiros de Azoilda Loretto da Trindade, as formações com PIBID e Residência Pedagógica foram direcionadas para que pudéssemos ter falas coesas e ações contundentes de combate ao racismo, além de auxiliar na construção da consciência racial dos estudantes.

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Published

2023-11-18

How to Cite

Antunes Ferreira, S. (2023). LETRAMENTO RACIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS: : RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO CURSO NORMAL, PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 125–145. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3084