EXPLORANDO A GEOGRAFIA DA ÁFRICA NA SALA DE AULA:
UMA ANÁLISE DA BNCC COMO REFERÊNCIA CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3078Keywords:
Continente africano, Lei nº 10.639/03, Diretrizes Curriculares, Educação BásicaAbstract
O presente estudo propõe uma reflexão da abordagem do ensino de Geografia da África na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, levando em consideração que foi constatada uma ausência dessa temática em determinadas séries da educação básica, a qual, teve como objetivo analisar e obter uma compreensão em que se direcionou a atenção à distribuição dos conteúdos relacionados à Geografia da África ao longo dos diferentes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em pesquisa bibliográfica com ênfase nos estudos de Munanga (2005), Santos (2009), Ferracini (2012), Silva (2023) e outros, além da análise documental, utilizando como subsídio a BNCC (2018) e a Lei nº 10.639/03. Como resultados alcançados, verificou-se a ausência dos conteúdos de Geografia do continente africano na educação infantil, uma vez que não foi identificado nenhum aspecto que abordasse a Educação Étnico-Racial. Além disso, constatou-se que esta temática ainda é pouco explorada nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental, os conteúdos estão concentrados somente no 8º ano. Por fim, no ensino médio, a discussão é insuficiente. Conclui-se, nesta investigação, a relevância do papel desempenhado pelos professores no processo de ensino, uma vez que estes profissionais devem ser instigados a elaborar, desenvolver e/ou apresentar atividades que favoreçam a efetiva aprendizagem dos temas relacionados à Geografia da África, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei nº 10.639/03.
References
ANJOS, R. S. DOS. A GEOGRAFIA, A ÁFRICA E OS NEGROS BRASILEIROS. In: Munanga, K. (Org). Superando o Racismo na Escola. Brasília - DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
ANJOS, R. S. DOS. A GEOGRAFIA DO BRASIL AFRICANO, O CONGO E A BÉLGICA – UMA APROXIMAÇÃO. Geografias e (in)visibilidades: paisagens, corpos, memórias, p. 349–382, 2017.
BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-bra. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília - DF, 2004.
BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a o. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 28 jul. 2023.
BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e InclusãoBrasília - DF, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FERRACINI, R. Dialogando geografia acadêmica e escolar: O caso do continente africano. GeoTextos, v. 8, n. 2, p. 12–20, 2012. DOI: https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v8i2.5901
FERRACINI, R. A velha roupa colorida: Brasil e África na geografia escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 22, p. 9, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499427567
FERRACINI, R. A. L.; SILVA, M. H. P. DA. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA : O ENSINO ANTIRRACISTA DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA. Revista Tamoios, p. 185–201, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.60588
MENDES, R. A. UM DESCORTINAR DE MUNDOS: REFLEXÕES ACERCA DA TEMÁTICA AFRICANA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.
MUNANGA, K. Superando o Racismo na Escola / Kabengele Munanga, organizador. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SANTOS, R. E. DOS. REDISCUTINDO O ENSINO DE GEOGRAFIA : TEMAS DA LEI 10.639. 2a ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2009.
SANTOS, R. E. DOS; OLIVEIRA, D. A. DE. Precisamos reler África? Texto elaborado para o projeto “A cor da cultura”, do Canal Futura. Rio de Janeiro, 2013.
SILVA, M. H. P. DA. SUPLEMENTO Cadernos Olhares Docentes (org). Rosemberg Apaercido Lopes Ferracini. Revista África e Africanidades. p. 10–11, 2021.
SILVA, M. H. P. DA. A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA COMO SUBSÍDIO AO ENSINO DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA NO CEPI DONA GERCINA BORGES TEIXEIRA EM PORANGATU-GO. 2023. 191f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.