UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II – PNLD 2014 E 2020:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS NEGROS AFRICANOS E DA ÁFRICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3077

Keywords:

Imagens de Controle, Lei 10639/2003, Ensino de Geografia da África

Abstract

Este artigo constitui-se como parte do resultado da pesquisa de Mestrado e tem como objetivo investigar as Representações Sociais dos negros africanos e da África em uma coleção de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II, aprovada no PNLD 2020. A Lei 10639/2003 é entendida como a principal ferramenta no combate ao racismo no campo da educação, pois tem como premissa a valorização da história e cultura afro-brasileira e dos africanos, e da educação das relações etnicorraciais. Compreende-se os Livros Didáticos como portadores de um sistema de valores ideológicos, ainda é nos dias atuais um dos materiais pedagógicos mais utilizados pelos professores, principalmente em escolas públicas, sendo que na maioria desses materiais, ainda há presença de representações negativas do negro africano e imagens distorcidas da África, além da presença de estereótipos, que equivalem a uma espécie de rótulo utilizado para qualificar de maneira conveniente grupos étnico-raciais. A metodologia de pesquisa se utiliza de levantamento bibliográfico, tendo como principal referencial a Teoria das Representações Sociais, do psicólogo social romeno Serge Moscovici (2003) e das Imagens de Controle, da socióloga e feminista negra norte-americana Patrícia Hill Collins (2019). Os resultados obtidos apontam para discrepâncias na representatividade da população negra em relação à branca, reproduzindo, ainda, um discurso colonial e eurocêntrico. Na maioria das imagens, os negros africanos são representados em posições inferiores de menor prestígio e em condições subalternas; e o continente África é retratado como primitivo, selvagem e pobre.

Author Biography

Adriany de Ávila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em 1997. Mestre em Geografia também pela UFU, em 2001, e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, em 2006. Desde 2003 é professora da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, no Instituto de Geografia- IG, e desde 2006 participa do Programa de Pós Graduação em Geografia. Atualmente está como Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral-GPEGPSHI, e Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE, com base no Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP. Atua como pesquisadora nas áreas de Formação Docente; Práticas e Saberes Docentes; Materiais Didáticos, Educação do Campo, Educação Geográfica e sua relação com os Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil; Educação Quilombola; Educação Indígena; Geografia e Educação Popular; Geografia e Educação Formal e Não-formal; Ensino e a Aprendizagem dos conteúdos de Geografia, Cartografia Escolar; Ensino de Geografia e Questão de Gênero; Espiritualidade na Educação, Educação Inclusiva, Educação Especial, Geografia e Antirracismo.

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo: Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo: Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 17 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. PNLD 2020: Geografia – Guia de livros didáticos. Brasília-DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2020_pnld2020-geografia.pdf. Acesso em: 08 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 08 fev. 2023.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011. 190 p.

COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento Feminista Negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento.1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019. 493p. Tradução Jamille Pinheiro Dias.

COSTA, Raphael Luiz Silva da; DUTRA, Diego França. A lei 10639/2003 e o ensino de Geografia: representação dos negros e África nos livros didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: ENPEG, 2009, p. 1-15.

FERREIRA, Lucas. Agricultura Egípcia. Net, Criciúma, jan. 2020. Antigo Egito. Disponível em: https://antigoegito.org/agricultura-egipcia/. Acesso em: 27 jul. 2023.

FREITAS, Lucia Gonçalves; JESUS, Marcos Túlio Pereira de. Pessoas negras em livros didáticos: trajetórias de pesquisas. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, v. 9, n. 2, jul./dez., 2021, p. 120-132. DOI: https://doi.org/10.29327/210932.9.2-9

MARQUES, Walter Rodrigues. Perspectivas filosófico/histórica africana e educação nas relações étnico-raciais para descolonizar olhares. Revista Espaço Acadêmico, n. 230, set./out., 2021, p. 239-250

MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N.Sér. v. 13, n. 1, p. 133-174, jan.-jun. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000100005

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003. 404 p. Editado em inglês por Gerard Duveen; Tradução de Pedrinho A. Guareschi.

MÜLLER, Tânia Mara Pedroso; MOREIRA, Izabela dos Santos. Livros didáticos. In: SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; MIRANDA, Shirley Aparecida de. (Orgs.). Educação das relações étnico-raciais: o estado da arte. Curitiba: NEAB-UFPF, 2018, p. 327-354.

OLIVEIRA, Ana Flávia Borges de; SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. A representação do negro nos livros didáticos de Geografia do 8° ano do ensino fundamental: primeiras discussões. Boletim de Geografia, v. 39, p. 211-237, e58615, 31 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/bolgeogr.v39.a2021.e58615

RATTS, Alecsandro José Prudêncio; RODRIGUES, Ana Paulo Costa; VILELA, Benjamin Pereira; CIRQUEIRA, Diogo Marçal. Representações da África e da população negra nos livros didáticos de geografia. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 8, n. 1, p. 45-59, 2007.

SANTOS, Renato Emerson dos. A Lei 10.639 no PNLD de Geografia: um ensaio sobre questões, mudanças e permanências. In: TONINI, Ivaine Maria et.al. (orgs.). Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo. São Leopoldo: Oikos, 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/neegeo/wp-content/uploads/2020/08/Geografia-e-livro-didatico-e-book.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.

SILVA, Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. 3ª ed. Salvador: EDUFBA, 2019. 117p.

SILVA, Taís de Medeiros; TONINI, Ivaine Maria. A potência educativa das imagens dos corpos negros no livro didático de geografia. Boletim Alfenense de Geografia, Alfenas, v. 2, n. 4, p. 76-94, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/243949.2.4-5

SOUZA, Jussara Oliveira. Entre textos e imagens: a África representada nos livros didáticos de História. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29., 2017, Brasília. Anais [...]. Brasília: SNH/UNB, 2017, p. 1-16.

SOUZA, Lorena Francisco de. A lei 10.639/03 e o ensino de Geografia: possibilidades em prol da equidade racial. In: ALVES, Adriana Olivia; KHAOULE, Anna Maria Kovacs (Orgs.). A Geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiânia: C&A Alfa & Comunicação, 2017. p. 211-230.

TONINI, Ivaine Maria. Notas Sobre Imagens Para Ensinar Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, n. 6, p. 177-191, jul./dez., 2013.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Published

2023-11-18

How to Cite

Borges de Oliveira, A. F., & de Ávila Melo Sampaio, A. (2023). UM OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II – PNLD 2014 E 2020: : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS NEGROS AFRICANOS E DA ÁFRICA. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 202–228. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i111.3077