Práticas espaciais no contexto globalização: elementos teóricos para o ensino de Geografia na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2357

Palavras-chave:

Práticas espaciais; Influências da globalização; Mobilização de elementos do pensamento; Interpretação crítico-reflexiva; Método para o ensino

Resumo

A finalidade deste trabalho é discutir elementos teóricos sobre práticas espaciais no contexto de influências da globalização contemporânea como contribuição para o ensino de Geografia na Educação Básica. Para tanto, utiliza-se metodologicamente a perspectiva da pesquisa qualitativa. Sendo assim, efetuou-se o procedimento bibliográfico por meio de unidades temáticas: práticas espaciais, globalização contemporânea e o ensino de Geografia.  Para sistematizar a análise da coleta de dados, opera-se com a metodologia da análise de conteúdo na verificação de indicadores em palavras ou frases nos posicionamentos dos autores das fontes bibliográficas. Este trabalho centra-se em três pilares: as práticas espaciais, os impactos da globalização contemporânea e a função social do ensino de Geografia. Os resultados apontam que para a definição conceitual de práticas espaciais como sendo um conjunto sistêmico de ações sociais espacialmente localizadas, as quais são mediadas por sistemas de instrumentos materiais-simbólicos. Tais práticas são efetuadas por diferentes atores sociais para satisfazer suas necessidades ou da sociedade. Elas desdobram-se na produção e organização do espaço geográfico. Tais ações espaciais configuram-se cada vez mais enigmáticas perante o contexto de expansão do processo de globalização na contemporaneidade. Nesse sentido, a Geografia na escola básica, contribui para a análise geográfica dos fenômenos espaciais de forma crítica por meio da operação com o  modo de  pensar geograficamente.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, 61982846169

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduação em Pedagogia (Facibra-Paraná), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Apogeu), professor da Educação Básica desde 2008, tutor na Universidade Aberta do Brasil (UaB- UnB) desde 2020. É membro do Grupo de Pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Geografia (GEAF/UnB); do Grupo Fundamentos Teóricos e Ensino de Geografia (NEPEG) e do Grupo de Trabalho Temas e Conteúdos no Ensino de Geografia (NEPEG), ambos pertecentes a Universidade Federal de Goiás (UFG); e do Grupo Investigadores Iberoamericanos en Educación Geográfica (IIEG). Atualmente pesquisa sobre ensino de Geografia e Geografia Humana. https://orcid.org/0000-0002-6326-4906, Contato: danieltabuleiro1@gmail.com

     

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

Luz Neto, D. R. S. (2023). Práticas espaciais no contexto globalização: elementos teóricos para o ensino de Geografia na Educação Básica . Boletim Paulista De Geografia, 1(108), 1–23. https://doi.org/10.54446/bpg.v1i108.2357