“GEOGRAFIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • Alex Ratts Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, movimentos negros

Resumo

As ideias colocadas neste artigo advêm de uma confluência de buscas, demandas e delineamentos no que concerne às temáticas negras (incluindo quilombolas e africanas) e às relações étnico-raciais voltadas para a educação geográfica e o ensino de geografia. O motivo são os vinte anos do marco legal, a Lei 10.639/03. Na primeira parte do artigo, rememoro o percurso do movimento negro acadêmico ou educador para captar a disputa em torno das pautas negras e raciais. Por sua vez, apresento a redução e fragmentação dessas demandas na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional até o sancionamento da Lei 10.639/03. Na segunda seção, abordo a relação da geografia com os movimentos sociais, particularmente com as questões negras e raciais e a produção de geógrafos participantes ou próximos dos movimentos negros que refletem o horizonte da educação das relações étnico-raciais. Na terceira parte, problematizo o desdobramento de alguns pontos da lei e do parecer do Conselho Nacional de Educação na educação geográfica, com indicação da produção de geógrafos/as.

Biografia do Autor

Alex Ratts, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geografia Humana e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral em Geografia pela Universidade Federal do Ceará

Referências

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

Ratts, A. (2023). “GEOGRAFIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Boletim Paulista De Geografia, 1(111), 32–57. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3094