Entre virtualidade e materialidade, presença e ausência
a seletividade logística e territorial do Mercado Livre no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v15i1.3866Palavras-chave:
Logística, Seletividade territorial, Mercado Livre, Fluidez territorial, BrasilResumo
Este artigo examina a dinâmica logística e territorial do Mercado Livre no Brasil, com foco na construção de uma ubiquidade seletiva. A partir da análise de mapas da rede logística, entre 2022 e 2023, identifica-se que, apesar da expansão da rede, persistem desigualdades regionais nos tempos de entrega, favorecendo grandes centros urbanos e regiões de alta fluidez territorial. A pesquisa fundamenta-se em conceitos que buscam compreender como a imagem de instantaneidade e onipresença da plataforma se dissocia das limitações infraestruturais concretas. Os resultados apontam que a expansão logística reforça hierarquias espaciais pré-existentes, ao mesmo tempo em que amplia, de forma seletiva, o acesso ao consumo digital no território brasileiro.
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