As Imagens nos livros didáticos de Geografia

Trajetórias e significados

Autores

  • José Vitor Rossi Souza Unesp/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.429

Resumo

Os livros didáticos têm um papel de destaque no cotidiano escolar e, ao analisá-los, verifica-se uma grande quantidade de imagens presentes em suas diversas páginas, abordando diferentes temas. Elas são importantes veículos na difusão de significados e representações espaciais e, portanto, é fundamental que sejam analisadas no conjunto dos manuais didáticos como forma de desvendar as ideias que transmitem a respeito dos lugares que retratam. Atendendo a esse propósito, foram escolhidos, aleatoriamente, dois livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e, a partir deles, foi feita uma análise documental com ênfase nas imagens relativas aos conteúdos sobre as Grandes Regiões brasileiras e sobre os continentes. Tal análise pretendeu quantificar o número de imagens e classificá-las em algumas categorias, como população, eventos históricos e economia. Com os resultados da pesquisa observou-se como as imagens nos livros didáticos contribuem para reforçar estereótipos, evidenciar aspectos e/ou ocultar elementos sobre os conteúdos de Geografia selecionados.

Downloads

Publicado

31/12/2019

Como Citar

Rossi Souza, J. V. (2019). As Imagens nos livros didáticos de Geografia: Trajetórias e significados. Boletim Campineiro De Geografia, 9(2), 263–283. https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.429

Edição

Seção

Dossiê Temático “Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política”