Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Não possui, como autor/a ou coautor/a, nenhuma produção em tramitação na Revista. Somente será avaliada outra produção da mesma pessoa após o intervalo de 01 ano da publicação da primeira submissão.
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc (Microsoft Word) e não ultrapassam 2MB.
  • O texto tem entre 10 e 25 páginas, está em espaço 1,5; usa a fonte Arial, tamanho 12; margem 3cm; página A4; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.
  • O abstract e o resumen devem ser preenchidos obrigatoriamente tanto no arquivo para submissão quanto no formulário de submissão. Tamb´ém deve ser preenchido o identificador ORCID dos autores.

Diretrizes para Autores

Da periodicidade e das publicações: O Boletim Campineiro de Geografia (BCG) tem periodicidade semestral, propondo-se a publicações de:

  1. Pesquisas inéditas na forma de artigos, de reconhecido rigor teórico e relevância intelectual, científica e cultural, relacionados à geografia;
  2. Resenhas de livros, teses e dissertações nacionais e estrangeiras, de publicação ou defesa (no caso de teses e dissertações) recente - três anos para obra estrangeira e dois anos para obra nacional;
  3. Traduções de textos de pertinência científico-cultural;
  4. Entrevistas de cunho científico-cultural pertinentes às temáticas abordadas;

Os textos serão publicados em língua portuguesa. Em casos excepcionais poderão ser publicados textos em espanhol ou inglês, desde que seja o idioma nativo do autor. Todos os textos devem ser redigidos em linguagem acessível, evitando-se o jargão teórico e as formulações matemáticas, desde que não prejudique a qualidade do trabalho.

Da submissão dos textos: Os textos devem ser enviados através do website do Boletim Campineiro de Geografia. A submissão é gratuita e não envolve a cobrança de quaisquer taxas.

Da avaliação e aprovação dos textos: Os artigos propostos serão avaliados pelo Conselho Científico, que emitirá pareceres de acordo com o que é estabelecido pelo BCG: “favorável sem qualquer restrição”, “favorável, desde que observadas as sugestões de reformulação indicadas” e “desfavorável”. As propostas serão enviadas para dois pareceristas. Havendo discordância entre eles, serão encaminhadas a um terceiro. Aos proponentes cujos trabalhos receberam parecer “desfavorável” não cabe nenhum tipo de recurso. Observações:

  • No caso de parecer “favorável, desde que observadas as sugestões de reformulação indicadas”, as mesmas serão justificadas na folha de parecer, e encaminhadas ao autor; Caso não haja o cumprimento das solicitações sinalizadas pelo parecerista, os textos serão recusados pelo Conselho Editorial;
  • No caso de dois pareceres desfavoráveis, o texto não será publicado;
  • Será sempre mantido o anonimato dos autores e dos pareceristas.

Da formatação dos textos:

A) Artigos:

  • Textos entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas; formato da página A4; letra tamanho 12; estilo de fonte “Arial”; espaçamento de linhas 1,5; margens - direita, esquerda, superior e inferior - de 3cm; parágrafo (primeira linha) de 2cm. Formato do arquivo: .odt (OpenOffice) ou .doc (Word);
  • Cada artigo poderá ter no máximo 4 autores;
  • O início do texto deve conter o título (centralizado e todo maiúsculo) em português, inglês e espanhol, seguido de resumos em português, inglês e espanhol, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, e uma relação de 5 palavras-chave nas respectivas línguas dos resumos que identifiquem o conteúdo do texto;
  • Os trabalhos serão avaliados pelo sistema de revisão anônima (blind review), e não devem possuir nenhuma identificação de autoria (explícita no corpo do texto ou qualquer forma de identificação oculta);
  • Agradecimento: agradecimento por auxílios recebidos para a elaboração do trabalho deve ser mencionado no final do artigo.
  • Notas: nota referente ao corpo do artigo deve ser indicada com um número alto, imediatamente depois da frase a que diz respeito. Não deverá vir no final do texto, mas no corpo do texto.
  • É importante que o texto possua uma introdução e uma conclusão ou considerações finais;
  • Imagens:devem estar com boa resolução para visualização no documento, nítidas, com tamanho máximo de 16 x 20 cm, legenda em fonte Arial tamanho 10; Caso as ilustrações enviadas já tenham sido publicadas, mencionar a fonte.
  • Tabelas e quadros: devem possuir um cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, obedecendo às normas de apresentação tabular da Fundação IBGE (disponível em http://bit.ly/normas-apresentacao-tabular). Devem estar organizadas em numeração sequencial própria para cada tipo, e suas chamadas devem ser assinaladas no texto, com a indicação do número de ordem respectivo;
  • Referências bibliográficas: devem seguir o sistema autor-data da ABNT (seguindo as normas NBR-10520 - citações em documentos; e NBR-6023 – referências); as notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas; as citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm, sem recuo na primeira linha; as citações, vocábulos e conceitos que não estejam em português deverão ser oferecidas ao leitor em nota de rodapé;
  • A bibliografia deve ser apresentada no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT (e em ordem alfabética). 

B) Resenhas

  • Textos entre 3 (três) a 5 (cinco) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos;
  • Cada resenha poderá ter no máximo 2 autores;
  • O início do texto deve conter a referência bibliográfica completa da obra resenhada, seguindo as normas da ABNT;

C) Traduções

  • Textos de até 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos;
  • O início do texto deve conter o título da tradução, em português e no original, e a referência completa da obra traduzida, seguindo as normas da ABNT;
  • Deve ser anexada a autorização dos detentores de direitos autorais para a publicação no BCG;
  • A obra será avaliada segundo os critérios: relevância do texto e qualidade da tradução.
  • Serão privilegiados textos traduzidos a partir da língua original, próprios da ciência geográfica, que sejam de difícil acesso ao original e/ou considerados fundamentais para a Geografia.

D) Entrevistas

  • Textos entre 10 (dez) e 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos;
  • O início do texto deve conter o título da entrevista, local e data, o nome do(s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es), com breves currículos;
  • Autorização do(s) entrevistado(s) para a publicação da entrevista no BCG;

Sobre a responsabilidade do conteúdo Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não implicando, necessariamente, na concordância do conselho editorial. O conselho editorial se responsabiliza pelas diretrizes que garantem a qualidade acadêmica da revista.

Artigos

Publicamos artigos originais, e os/as autores/as se obrigam a declarar que seu manuscrito é inédito e que não está sendo submetido, em parte ou no todo, a outro periódico. A revista publica textos teóricos ou temáticos na área da Geografia (e/ou de outras áreas, desde que estabeleçam diálogo com a Geografia). O artigo deve ser um texto inédito resultante de pesquisa científica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.