A pedagogia das competências e o ensino de Geografia no estado de São Paulo: um olhar crítico para a orientação pedagógica dos documentos oficiais

Autores/as

  • Vinicius de Oliveira Aversa Unesp - Rio Claro
  • Gabriel Pinto de Bairro Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.418

Resumen

Este artigo tem o intuito de analisar de maneira comparativa e amparados pelas concepções da pedagogia histórico-crítica, quais as aproximações existentes entre os posicionamentos teórico-pedagógicos presentes nos discursos dos documentos oficiais do Estado de São Paulo, e na recém lançada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), revelando a adoção por esses documentos de um ideário valorativo baseado em um conjunto de teorias de cunho imediatista, adaptativo e reacionário. Deste modo, buscamos trazer a discussão acerca da formação do indivíduo frente a esta tendência pedagógica, que pretende o desenvolvimento de competências e habilidades nos sujeitos, para que os mesmos se adequem da melhor maneira ao seu cotidiano, atendendo as demandas mercadológicas essenciais para a manutenção da ordem social vigente.

Publicado

2019-06-30

Cómo citar

Aversa, V. de O., & de Bairro, G. P. (2019). A pedagogia das competências e o ensino de Geografia no estado de São Paulo: um olhar crítico para a orientação pedagógica dos documentos oficiais. Boletim Campineiro De Geografia, 9(1), 51–64. https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.418

Número

Sección

Artículos