A pedagogia das competências e o ensino de Geografia no estado de São Paulo: um olhar crítico para a orientação pedagógica dos documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.418Abstract
Este artigo tem o intuito de analisar de maneira comparativa e amparados pelas concepções da pedagogia histórico-crítica, quais as aproximações existentes entre os posicionamentos teórico-pedagógicos presentes nos discursos dos documentos oficiais do Estado de São Paulo, e na recém lançada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), revelando a adoção por esses documentos de um ideário valorativo baseado em um conjunto de teorias de cunho imediatista, adaptativo e reacionário. Deste modo, buscamos trazer a discussão acerca da formação do indivíduo frente a esta tendência pedagógica, que pretende o desenvolvimento de competências e habilidades nos sujeitos, para que os mesmos se adequem da melhor maneira ao seu cotidiano, atendendo as demandas mercadológicas essenciais para a manutenção da ordem social vigente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Boletim Campineiro de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The journal is governed by the Creative Commons - Atribution 4.0 license.