Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.215Resumen
A reforma curricular do estado de São Paulo de 2008, intitulada Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), foi sistematizada nos materiais didáticos chamados “Caderno do Professor” e “Caderno do Aluno”, que apresentam os conteúdos, as atividades, as avaliações e outros elementos que os professores devem trabalhar em suas aulas. Em decorrência dessa mudança significativa no ensino público paulista, este texto apresenta quais são os princípios curriculares do SPFE e como eles se articulam com a proposta de Geografia do ensino médio. Ademais, analisa quais foram os conteúdos geográficos contemplados nos Cadernos do ensino médio, além de refletir sobre a concepção do ensino de Geografia presente nesse ciclo. Para fundamentar a análise documental do currículo, foram utilizados os referenciais teóricos desenvolvidos por Michael W. Apple e Ivor Goodson, no que se refere à concepção de escola, disciplina escolar e de currículo e, por fim, Antonio Viñao para a discussão da reforma curricular. Ao final, constata-se que o currículo de Geografia baseia-se na aprendizagem de conteúdo e não contribui para que o aluno desenvolva mecanismos para entender sua realidade geográfica.
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