Currículo prescritivo e disciplinador do estado de São Paulo (2008-2010): Geografia no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.215Resumen
A reforma curricular do estado de São Paulo de 2008, intitulada Programa São Paulo Faz Escola (SPFE), foi sistematizada nos materiais didáticos chamados “Caderno do Professor” e “Caderno do Aluno”, que apresentam os conteúdos, as atividades, as avaliações e outros elementos que os professores devem trabalhar em suas aulas. Em decorrência dessa mudança significativa no ensino público paulista, este texto apresenta quais são os princípios curriculares do SPFE e como eles se articulam com a proposta de Geografia do ensino médio. Ademais, analisa quais foram os conteúdos geográficos contemplados nos Cadernos do ensino médio, além de refletir sobre a concepção do ensino de Geografia presente nesse ciclo. Para fundamentar a análise documental do currículo, foram utilizados os referenciais teóricos desenvolvidos por Michael W. Apple e Ivor Goodson, no que se refere à concepção de escola, disciplina escolar e de currículo e, por fim, Antonio Viñao para a discussão da reforma curricular. Ao final, constata-se que o currículo de Geografia baseia-se na aprendizagem de conteúdo e não contribui para que o aluno desenvolva mecanismos para entender sua realidade geográfica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Boletim Campineiro de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La revista está regida por la licencia Creative Commons - Atribuición 4.0.