Geografia política e geopolítica no Brasil: uma análise da percepção dos alunos do ensino médio nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v5i1.156Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos alunos de terceiro ano de ensino médio sobre os estudos da Geografia política e Geopolítica trabalhados na sala de aula durante na disciplina de Geografia. A metodologia baseou-se em levantamento bibliográfico, aplicação e análise de questionários respondidos pelos alunos de um Colégio Estadual no município de Guarapuava- PR, que compõem a rede pública de ensino. Assim, classificamos as perguntas mais pertinentes, e os principais aspectos em relação às temáticas da Geografia política e geopolítica no ensino básico na tentativa de avaliar o alcance da visão dos alunos sobre a noção de política, poder e território, sendo levantadas informações sobre o posicionamento dos alunos diante de questões do cotidiano. As temáticas da Geografia Política e geopolítica no currículo escolar têm papel de destaque como Conteúdo Estruturante, apesar de não caracterizada diretamente como tal e sim pelas suas abordagens no ensino de Geografia, os discentes apresentam uma perspectiva importante em seus temas dentro da sala de aula. Portanto, verifica-se que os estudantes vêm se preocupando com os elementos pertinentes ao contexto político na dimensão educativa, no que diz respeito à interpretação de seus temas concernentes, vistos como uma base na sua formação como sujeito crítico e politizado.Descargas
Publicado
2015-06-30
Cómo citar
Teixeira, V., & Silva, M. da. (2015). Geografia política e geopolítica no Brasil: uma análise da percepção dos alunos do ensino médio nas aulas de Geografia. Boletim Campineiro De Geografia, 5(1), 133–155. https://doi.org/10.54446/bcg.v5i1.156
Número
Sección
Artículos
Licencia
Derechos de autor 2015 Boletim Campineiro de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La revista está regida por la licencia Creative Commons - Atribuición 4.0.