Geografia política e geopolítica no Brasil: uma análise da percepção dos alunos do ensino médio nas aulas de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v5i1.156Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos alunos de terceiro ano de ensino médio sobre os estudos da Geografia política e Geopolítica trabalhados na sala de aula durante na disciplina de Geografia. A metodologia baseou-se em levantamento bibliográfico, aplicação e análise de questionários respondidos pelos alunos de um Colégio Estadual no município de Guarapuava- PR, que compõem a rede pública de ensino. Assim, classificamos as perguntas mais pertinentes, e os principais aspectos em relação às temáticas da Geografia política e geopolítica no ensino básico na tentativa de avaliar o alcance da visão dos alunos sobre a noção de política, poder e território, sendo levantadas informações sobre o posicionamento dos alunos diante de questões do cotidiano. As temáticas da Geografia Política e geopolítica no currículo escolar têm papel de destaque como Conteúdo Estruturante, apesar de não caracterizada diretamente como tal e sim pelas suas abordagens no ensino de Geografia, os discentes apresentam uma perspectiva importante em seus temas dentro da sala de aula. Portanto, verifica-se que os estudantes vêm se preocupando com os elementos pertinentes ao contexto político na dimensão educativa, no que diz respeito à interpretação de seus temas concernentes, vistos como uma base na sua formação como sujeito crítico e politizado.Downloads
Published
2015-06-30
How to Cite
Teixeira, V., & Silva, M. da. (2015). Geografia política e geopolítica no Brasil: uma análise da percepção dos alunos do ensino médio nas aulas de Geografia. Boletim Campineiro De Geografia, 5(1), 133–155. https://doi.org/10.54446/bcg.v5i1.156
Issue
Section
Papers
License
Copyright (c) 2015 Boletim Campineiro de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The journal is governed by the Creative Commons - Atribution 4.0 license.