Diálogos (possíveis) entre Geografia Escolar e mídia
questões teóricas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v12i1.2853Keywords:
metodologias, discurso, ideologia, meios de comunicação, mediaçãoAbstract
A Geografia Escolar tem os veículos de comunicação de massa como importantes concorrentes discursivos. Boa parte da programação midiática aborda questões trabalhadas por esta disciplina, como globalização, conflitos geopolíticos, aquecimento global, problemas urbanos, fontes de energia, crescimento demográfico e desenvolvimento sustentável, entre outros temas. Sendo assim, não há como o professor negligenciar a influência da mídia sobre o complexo processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Pelo contrário, um dos principais desafios docentes é promover uma síntese satisfatória entre discursos midiáticos e ciência geográfica. Neste sentido, o presente artigo reflete sobre a incorporação de artefatos midiáticos em sala de aula, seus riscos, limitações e possibilidades, tanto como recurso didático, quanto como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo. Para tanto, apresentamos três questões norteadoras: Como a Geografia está presente no discurso midiático? O que é discurso midiático e como ele está envolvido com a ideologia? Como trabalhar Geografia e mídias no âmbito do ensino? Constatou-se que o material midiático, por si só, não possui um caráter didático-pedagógico para ser incorporado à dinâmica em sala de aula. Desse modo, concluímos que, somente após a devida mediação docente, materiais provenientes de jornais, revistas ou produções televisivas podem se constituir em objetos significativos para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica.
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