Comunidades tradicionais e educação escolar
uma análise do currículo de Geografia do Estado de São Paulo (2011-2020)
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v11i2.543Abstract
Esse artigo tem por objetivo principal tematizar o papel do currículo escolar no reconhecimento e valorização da identidade sociocultural de alunos oriundos de comunidades tradicionais, a partir dos resultados da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo que teve como recorte espacial a região do Vale do Ribeira, local onde se concentra o maior número de comunidades tradicionais do estado de São Paulo, incluindo quilombolas, caboclos, indígenas e caiçaras. Partindo do princípio de que a escola deve ser o espaço da diversidade e entendendo que a identidade sociocultural dos povos e comunidades tradicionais é estruturada a partir do seu modo de vida e, portanto, atrelada ao território em que vivem e à forma como utilizam os recursos naturais, analisaremos em que medida o currículo de Geografia para as escolas públicas do estado de São Paulo, em vigor de 2011 até 2020, contemplou essas questões.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Lisângela Kati do Nascimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The journal is governed by the Creative Commons - Atribution 4.0 license.