Redes globais de informação no território brasileiro
dinâmicas do circuito publicitário na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v11i1.534Abstract
Neste artigo, analisamos a evolução do circuito publicitário de São Paulo a partir da década de 1990, associando esse processo às transformações econômicas da publicidade e da propaganda no Brasil. O trabalho parte da forte concentração e centralização de capital desse setor no país para discutir os novos papéis de São Paulo como metrópole informacional na rede urbana brasileira e latino-americana. Por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados do circuito e análise de publicações especializadas, sustentamos que o circuito publicitário de São Paulo vem sofrendo uma intensa reconfiguração, caracterizada por três processos associados: o aumento do poder econômico das agências globais instaladas na cidade na produção publicitária local; o reforço da concentração dessas atividades em São Paulo e o consequente fortalecimento dos papéis de comando da metrópole paulistana na rede urbana nacional; e a reorientação das agências nacionais que, crescentemente incorporadas às redes das agências transnacionais, passam, ao mesmo tempo, a adaptar campanhas globais no território brasileiro e a participar da criação de conteúdos criativos de alcance internacional.
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