Planejamento urbano, turismo e usos do território: a rota cervejeira de Ribeirão Preto-SP como estratégia de marketing da cidade
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i2.425Abstract
Este artigo objetiva mostrar, através de um estudo sobre a rota cervejeira de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, como o turismo e o consumo vinculados às cervejas especiais são utilizados como ferramenta de planejamento para fortalecimento econômico de uma cidade. Ao estudarmos os circuitos espaciais da produção cervejeira no estado de São Paulo, constatamos que o município possui o maior número de microcervejarias atuantes, além de uma forte interação entre diversos agentes do circuito espacial da produção de cervejas. Nossa análise é pautada no conceito de City Marketing, que surge como um dos elementos centrais do planeamento estratégico das cidades e regiões, a partir da projeção das especificidades e singularidades dos lugares.
Palavras-chave: Cervejas Especiais; City Marketing; Planejamento Urbano; Circuito Espacial Produtivo, Círculos de Cooperação no Espaço.
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