A geografia da educação superior à distância

do conhecimento do mundo ao conhecimento dos lugares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v15i1.3738

Palavras-chave:

Geografia da Educação, Educação a Distância, Globalização, Território, Lugar

Resumo

Este texto enfatiza o caráter espacial do fenômeno educacional. O objetivo central é propor uma abordagem teórico-metodológica crítica para o estudo da educação a distância (EAD) no Brasil, compreendendo-a a partir do território. Como ponto de partida teórico, fundamentados em Milton Santos, consideramos o espaço geográfico uma permanente e dinâmica interação entre sistemas de objetos e sistemas de ações. A EAD é interpretada como um resultado de impulsos globais que incidem na formação socioespacial brasileira, materializando-se de forma desigual nos lugares e complexificando a situação geográfica da educação superior no país. Argumentamos que o estudo geográfico da EAD exige uma articulação indissociável entre o conhecimento do mundo e o conhecimento dos lugares. Esse enfoque é entendido como essencial para a formulação de políticas educacionais mais inclusivas e adequadas às demandas da população brasileira.

Biografia do Autor

Henrique Vian, Unicamp

Doutorando em Geografia na Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

09/09/2025

Como Citar

Vian, H. (2025). A geografia da educação superior à distância: do conhecimento do mundo ao conhecimento dos lugares. Boletim Campineiro De Geografia, 15(1), 171–191. https://doi.org/10.54446/bcg.v15i1.3738

Edição

Seção

Artigos