Cartografia infantil na série "Dora, a Aventureira"

potencialidades para a alfabetização geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v14i1.3065

Palavras-chave:

Geografia, cartografia, Representação espacial, Interdisciplinaridade, Educação Infantil

Resumo

A Cartografia constitui-se como a principal porta de entrada para o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e análise do espaço geográfico. Para auxiliar professores da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental no processo de alfabetização cartográfica e consequente apreensão do espaço geográfico, a série “Dora, a Aventureira” se apresenta como uma importante referência, por tratar, dentre diversos fatores, da espacialização de fenômenos espaciais e das primeiras noções de relações projetivas, topológicas e euclidianas, necessárias à compreensão adequada da elaboração e interpretação de mapas. A associação destas relações ao desenvolvimento de habilidades artísticas potencializa a apreensão das espacialidades e o uso adequado de elementos da semiologia gráfica, que servirão de base conceitual para as futuras intervenções didático-pedagógicas na Cartografia e Geografia.

Biografia do Autor

Marcos Elias Sala, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Geografia, Ensino e Cartografia Escolar pela UNESP Rio Claro/SP. Professor de Geografia do Centro Pedagógico da UFMG.

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Publicado

23/07/2024

Como Citar

Sala, M. E. (2024). Cartografia infantil na série "Dora, a Aventureira": potencialidades para a alfabetização geográfica. Boletim Campineiro De Geografia, 14(1), 133–147. https://doi.org/10.54446/bcg.v14i1.3065

Edição

Seção

Artigos