Cartografia infantil na série "Dora, a Aventureira"
potencialidades para a alfabetização geográfica
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v14i1.3065Palavras-chave:
Geografia, cartografia, Representação espacial, Interdisciplinaridade, Educação InfantilResumo
A Cartografia constitui-se como a principal porta de entrada para o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e análise do espaço geográfico. Para auxiliar professores da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental no processo de alfabetização cartográfica e consequente apreensão do espaço geográfico, a série “Dora, a Aventureira” se apresenta como uma importante referência, por tratar, dentre diversos fatores, da espacialização de fenômenos espaciais e das primeiras noções de relações projetivas, topológicas e euclidianas, necessárias à compreensão adequada da elaboração e interpretação de mapas. A associação destas relações ao desenvolvimento de habilidades artísticas potencializa a apreensão das espacialidades e o uso adequado de elementos da semiologia gráfica, que servirão de base conceitual para as futuras intervenções didático-pedagógicas na Cartografia e Geografia.
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