Redes globais de informação no território brasileiro
dinâmicas do circuito publicitário na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v11i1.534Resumo
Neste artigo, analisamos a evolução do circuito publicitário de São Paulo a partir da década de 1990, associando esse processo às transformações econômicas da publicidade e da propaganda no Brasil. O trabalho parte da forte concentração e centralização de capital desse setor no país para discutir os novos papéis de São Paulo como metrópole informacional na rede urbana brasileira e latino-americana. Por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados do circuito e análise de publicações especializadas, sustentamos que o circuito publicitário de São Paulo vem sofrendo uma intensa reconfiguração, caracterizada por três processos associados: o aumento do poder econômico das agências globais instaladas na cidade na produção publicitária local; o reforço da concentração dessas atividades em São Paulo e o consequente fortalecimento dos papéis de comando da metrópole paulistana na rede urbana nacional; e a reorientação das agências nacionais que, crescentemente incorporadas às redes das agências transnacionais, passam, ao mesmo tempo, a adaptar campanhas globais no território brasileiro e a participar da criação de conteúdos criativos de alcance internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.