A pedagogia das competências e o ensino de Geografia no estado de São Paulo: um olhar crítico para a orientação pedagógica dos documentos oficiais
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v9i1.418Resumo
Este artigo tem o intuito de analisar de maneira comparativa e amparados pelas concepções da pedagogia histórico-crítica, quais as aproximações existentes entre os posicionamentos teórico-pedagógicos presentes nos discursos dos documentos oficiais do Estado de São Paulo, e na recém lançada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), revelando a adoção por esses documentos de um ideário valorativo baseado em um conjunto de teorias de cunho imediatista, adaptativo e reacionário. Deste modo, buscamos trazer a discussão acerca da formação do indivíduo frente a esta tendência pedagógica, que pretende o desenvolvimento de competências e habilidades nos sujeitos, para que os mesmos se adequem da melhor maneira ao seu cotidiano, atendendo as demandas mercadológicas essenciais para a manutenção da ordem social vigente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.