Metodologias ativas para o ensino-aprendizagem de Geografia: os biomas e as séries iniciais

Autores

  • Gustavo Ferreira Lessa UFF
  • Anniele Sarah Ferreira de Freitas Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v8i2.397

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de metodologias ativas para a Geografia Escolar, voltadas para o ensino fundamental I. A partir do conceito de bioma, nosso recorte curricular abordará a proposição de atividades que possibilitem os professores das séries iniciais abordarem o conteúdo de natureza utilizando o conceito de biomas. O trabalho destaca o papel das Oficinas didáticas como uma potente estratégia de ensino-aprendizagem a partir da perspectiva metadidática. As atividades realizadas durante a oficina possibilitaram a troca de conhecimento e reflexão em torno do planejamento e execução da oficina, em torno do conteúdo geográfico e do próprio processo de elaboração da oficina.

Biografia do Autor

Gustavo Ferreira Lessa, UFF

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é professor de geografia da educação básica no norte fluminense.

Anniele Sarah Ferreira de Freitas, Unicamp

Geógrafa licenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra e doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas na área de educação em Geografia com ênfase em Geografia escolar, didática da Geografia e formação de professores.

Downloads

Publicado

31/12/2018

Como Citar

Lessa, G. F., & de Freitas, A. S. F. (2018). Metodologias ativas para o ensino-aprendizagem de Geografia: os biomas e as séries iniciais. Boletim Campineiro De Geografia, 8(2), 347–361. https://doi.org/10.54446/bcg.v8i2.397

Edição

Seção

Artigos