A questão social na pesquisa: construção participativa de indicadores de sustentabilidade no espaço urbano de Formosa (GO)

Autores

  • Antonio Sergio Silva Pós-doutorando Departamento de Geografia - UNESP C. Rio Claro
  • José Gilberto de Souza Professor Adjunto do Departamento de Geografia - Unesp. Campus de Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v6i1.219

Resumo

A necessidade de investigação de processos didático-pedagógicos para a formação dos sujeitos locais nas intervenções participativas em políticas públicas tem suscitado interesse em pesquisadores que enfrentam o desafio de construir alternativas de mediação para a formação política de comunidades. Neste trabalho, apresenta-se uma análise sobre a trajetória metodológica na formação de um grupo de sujeitos locais na elaboração coletiva de indicadores de sustentabilidade em qualidade de vida e ambiental para o espaço urbano no município de Formosa (GO). Conclui-se que a intervenção pedagógica revela-se um instrumento fundamental na construção coletiva de elementos de leitura e compreensão política da realidade, consolidando um referencial teórico metodológico em que o grupo social se coloca como protagonista nesta trajetória de produção de conhecimento científico.

Biografia do Autor

Antonio Sergio Silva, Pós-doutorando Departamento de Geografia - UNESP C. Rio Claro

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Unesp (C.Pres.Prudente). Pesquisador do CEAPLA - Unesp Rio Claro

José Gilberto de Souza, Professor Adjunto do Departamento de Geografia - Unesp. Campus de Rio Claro.

Professor Adjunto do Departamento de Geografia - Unesp. Campus de Rio Claro.

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Publicado

30/06/2016

Como Citar

Silva, A. S., & de Souza, J. G. (2016). A questão social na pesquisa: construção participativa de indicadores de sustentabilidade no espaço urbano de Formosa (GO). Boletim Campineiro De Geografia, 6(1), 93–117. https://doi.org/10.54446/bcg.v6i1.219

Edição

Seção

Artigos