Desafíos y perspectivas de la educación quilombola en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3604

Palabras clave:

Educación Escolar Quilombola, Desafíos, Políticas Públicas

Resumen

Este estudio tiene como objetivo presentar los enfoques de la Educación Escolar Quilombola y sus principales desafíos en la actualidad, dado que este modelo pedagógico fue concebido para promover la preservación de la identidad, los saberes y las prácticas culturales. Así, las Escuelas Quilombolas deben ofrecer una educación de calidad, así como valorar los saberes tradicionales. En Brasil, la Educación Escolar Quilombola es fundamental para garantizar el derecho básico a la educación, que se ve afectado por sistemas escolares inadecuados, falta de profesores especializados y apoyo insuficiente del gobierno. Valorar la cultura quilombola y involucrar a las comunidades en las decisiones sobre educación, además de formar profesores sensibles a estas cuestiones culturales, ofrece perspectivas prometedoras para la promoción de una educación de calidad con preservación de la identidad cultural quilombola. El acceso a la educación debe ser integral y garantizado igualmente a estas comunidades.

Biografía del autor/a

Janaina dos Santos Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Janaina dos Santos Soares, acadêmica de Licenciatura em Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, atualmente no sétimo semestre da graduação. Participa de diversos grupos de pesquisa, como Saberes Geográficos: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Meninas das Geotecnologias e o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Relações Etnicorraciais (GEIRER). Além disso, exerce a função de vice-secretária geral no Centro Acadêmico de Geografia Nivaldo Saraiva (CAGENS) do IFPA. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física  

layse Paes Antunes, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o quinto semestre da graduação. Voluntária no projeto de pesquisa Impactos Socioambientais na Zona costeira Amazônica: estudo de caso em Salinopolis-PA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Possui cursos extras curriculares em Comunicação Cartográfica e a linguagem dos mapas, Geração de mapas digitais com o google e Geoprocessamento com o uso do QGSI, todos realizados pela plataforma Sapium. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Geografia Física.

Marcilene Furtado Dias Rodrigues, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o sétimo semestre da graduação. Atualmente é Estágiaria da Educação Especial da EMEI Francisco de Assis. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Geografia Urbana.

Samia Santa Brígida Nogueira, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o sétimo semestre da graduação. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Ensino de Geografia.

Citas

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Publicado

2024-10-23

Cómo citar

dos Santos Soares, J., Paes Antunes, layse, Furtado Dias Rodrigues, M., & Santa Brígida Nogueira, S. (2024). Desafíos y perspectivas de la educación quilombola en Brasil. Território E Cidadania, 1(3). https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3604