Challenges and perspectives of quilombola education in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3604

Keywords:

Quilombola School Education, Challenges, Public Policies

Abstract

This study aims to present the approaches to Quilombola School Education and its main xof identity, knowledge and cultural practices. Quilombola schools must therefore offer quality education and value traditional knowledge. In Brazil, Quilombola School Education is fundamental to guaranteeing the basic right to education, which is affected by inadequate school systems, a lack of specialized teachers and insufficient government support. Valuing quilombola culture and involving their communities in decisions about education, as well as training teachers who are sensitive to these cultural issues, offer promising prospects for promoting quality education with the preservation of quilombola cultural identity. Access to education must be integral and equally guaranteed to these communities.

Author Biographies

Janaina dos Santos Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Janaina dos Santos Soares, acadêmica de Licenciatura em Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, atualmente no sétimo semestre da graduação. Participa de diversos grupos de pesquisa, como Saberes Geográficos: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Meninas das Geotecnologias e o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Relações Etnicorraciais (GEIRER). Além disso, exerce a função de vice-secretária geral no Centro Acadêmico de Geografia Nivaldo Saraiva (CAGENS) do IFPA. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física  

layse Paes Antunes, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o quinto semestre da graduação. Voluntária no projeto de pesquisa Impactos Socioambientais na Zona costeira Amazônica: estudo de caso em Salinopolis-PA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Possui cursos extras curriculares em Comunicação Cartográfica e a linguagem dos mapas, Geração de mapas digitais com o google e Geoprocessamento com o uso do QGSI, todos realizados pela plataforma Sapium. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Geografia Física.

Marcilene Furtado Dias Rodrigues, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o sétimo semestre da graduação. Atualmente é Estágiaria da Educação Especial da EMEI Francisco de Assis. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Geografia Urbana.

Samia Santa Brígida Nogueira, IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém

Acadêmica em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - campus Belém, atualmente cursando o sétimo semestre da graduação. Tem experiência na área de geografia- com ênfase em Ensino de Geografia.

References

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Published

2024-10-23

How to Cite

dos Santos Soares, J., Paes Antunes, layse, Furtado Dias Rodrigues, M., & Santa Brígida Nogueira, S. (2024). Challenges and perspectives of quilombola education in Brazil. Território E Cidadania, 1(3). https://doi.org/10.70685/tc.v1i3.3604