Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Recomendações gerais aos autores

  • Template do artigo
  • A revista não cobra qualquer tipo de encargo para a submissão e eventual posterior publicação dos artigos
  • Todos os artigos, resenhas e notas de pesquisa, devem ser enviados sem nenhuma referência aos autores no corpo do texto ou no nome do arquivo e os artigos que não cumprirem as normas explicitadas abaixo serão recusados e deverão se adequar para serem apresentados.
  • Plágios e autoplágios (quando autores mudam alguns aspectos superficiais de textos já publicados em outros periódicos com os fins de republicá-lo) são, evidentemente, proibidos. É obrigatório que os autores realizem a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider, disponível em http://www.copyspider.com.br/main/. O relatório que mostre que o artigo não possui similaridade com outros arquivos deve ser enviado à Território e Cidadania juntamente com a submissão do artigo. Caso exista algum tipo de similaridade uma justificativa deverá acompanhar o relatório para análise.

  • Todos os artigos deverão indicar na parte do cadastro dos autores de quais pesquisas são resultado (parcial ou final) e devem se referir, na página de cadastramento, ao Grupo de pesquisa e/ou os Laboratórios aos quais estão associadas as pesquisas, se recebem financiamentos para as mesmas ou ainda se são produto de dissertações de Mestrado e de teses de Doutorado. Artigos que não cumpram com essas normas serão recusados.
  • Deve ser firmada uma declaração de que o artigo é original e inédito, conforme modelo, que deve ser enviada como documento juntamente com o artigo quando da submissão. 
  • Os autores são obrigados a colocar no lugar apropriado o seu número do ORCID. ORCID é uma organização sem fins lucrativos que permite que todos que participam de pesquisas e inovações sejam identificados de forma única e conectados entre si. Para obter seu número de ORCID veja no link https://orcid.org/register . Ao submeter seu artigo à Revista Território e Cidadania, autentique seu ORCID no site da revista. Por favor, copie e cole seu ORCID no campo correspondente, evitando digitações incorretas. Após a submissão, os coautores listados na publicação receberão um link de autenticação do ORCID enviado pela revista para finalizar o processo.
  • Todos os autores dos artigos devem obrigatoriamente preencher sua biografia no Metadados. A biografia deve conter as informações da formação e as instituições em que em que os autores estão afiliados, bem como as pesquisas realizadas ou em curso de realização. 
  • Os títulos, resumos e palavras-chave em português e espanhol devem ser obrigatoriamente preenchidos no lugar adequado e no Metadados quando da submissão dos artigos. 
  • Os títulos devem ser escritos em caixa baixa, salvo no início de frase, nomes próprios e siglas.
  • As palavras-chave devem ser escritas em caixa baixa, salvo no início de frase, nomes próprios e siglas.
  • As figuras, mapas, fotos, gráficos e fluxogramas inseridos no corpo do texto devem também ser enviados separadamente e com qualidade de, no mínimo, 300 DPIs.
  • A Território e Cidadania é uma Revista de Geografia que dialoga com outras áreas, mas seu escopo é voltado para o debate sobre questões territoriais e espaciais, portanto os artigos devem ter como centro de reflexão essas categorias.  Artigos de outras áreas que não se conformem a esses imperativos serão recusados.
  • O tempo normal de avaliação de um artigo é de até 6 meses entre a recepção do artigo e a aprovação.
  • Recebemos artigos em português e espanhol.

Artigos

A – Devem ter no máximo 10 mil palavras e com até 25 laudas em espaço 1,5, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fo­tos, gráficos, etc.), tabelas, notas, referências bibliográficas e resumos, composto em word for windows, corpo 12, fonte Times New Roman.

B – Os artigos devem vir com correções de português devidamente realizadas.


C – A primeira página do artigo deve conter o título e subtítulo do trabalho (se houver). O texto indicativamente pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Claro, respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa.

D – Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de no máximo 150 palavras e 3 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho. O mesmo resumo e palavras-chave devem ser apresentados em inglês e espanhol e devem ser devidamente revisados. Os resumos e palavras-chave devem vir no início do artigo logo após o título . Abaixo do título do artigo em português devem vir os títulos em inglês, espanhol.

-Os títulos e resumos em português, inglês, espanhol devem também ser obrigatoriamente colocados na página da revista quando da submissão do artigo.

-O Metadados (onde devem ficar as palavras-chave, assunto, área de conhecimento, etc.) da revista quando da submissão do artigo deve ser preenchido nas três línguas (português, inglês, espanhol).

E – Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denomina­ção genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas da mesma forma.

F - As notas de rodapé devem ser evitadas ao máximo e somente colocadas aquelas que forem realmente necessárias. Devem ser numeradas sequencialmente e ao longo do texto. Aceitaremos no máximo 10 notas de rodapé em cada artigo e cada nota não deve ter mais de 50 palavras.

G – As referências devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT (trabalhos não seguindo as normas da ABNT serão recusa­dos). Os autores devem consultar o livro de Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos publicado pela UFES no endereço:  http://www.t.ly/HnPd

A título de ilustração indicamos alguns exemplos de referências bibliográficas:

  • Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Edição. Local: Editora, ano. Páginas ou volumes.
  • Tese ou dissertação: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título. Ano. Páginas ou volu­mes. Tipo de trabalho (grau e área de concentração) – Unidade de ensino, Instituição onde o trabalho foi apresentado.
  • Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, data.
  • Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenome. Títu­lo do artigo. In: TÍTULO DO EVENTO, número, ano de realização e local de realização do evento. Título da publicação. Local : Editora, ano. Indicação da parte referenciada.


H – toda referência bibliográfica feita ao longo do texto deverá vir entre parênteses, indicando o SOBRENOME do autor, data da publicação e número da página. Ex: (GEORGE, 1973, p. 68)

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Entrevista

a- Devem seguir as mesmas recomendações para artigos, acrescidas da data e local da entrevista e dados do entrevistado e deve se ter uma introdução indicando o interesse da publicação da entrevista.

b – Perguntas e respostas devem ser precedidas das iniciais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

Traduções

São aceitas propostas de traduções de textos importantes para o pensamento geográfico e inéditos em português. As traduções devem vir acompanhadas, se for o caso, de autorização dos autores dos artigos originais.

Para maiores informações, entre em contato com os editores

Resenhas

A – Para essa seção serão aceitas resenhas informativas de obras (livro, capítulo de livro, revista especializada, artigo de revista especializada, teses e dissertações, entre outros) de interesse à ciência geográfica, acompanhadas ou não de apreciação crítica.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para os artigos.

C – Dados completos da obra resenhada devem ser enviados. Solicita-se também o envio de cópia em meio digital (com boa qualidade) da capa/página de rosto da obra resenhada.

Para mais informações visite a seção de normas ou entre em contato com os editores.

 

Notas de pesquisa

Essa seção se destina a publicar textos e notas técnicas preliminares sobre pesquisas em andamento.

A – Para essa seção serão aceitos textos sobre eventos científicos realizados, relatos de traba­lhos de campo, comunicações sobre pesquisas em andamento, entre outras.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para os artigos.

Comunicações e textos dos GTs

Essa seção se destina a publicar textos, notas e comunicações dos GTs (grupos de trabalho da entidade).

A – Para essa seção serão aceitos, entre outros, textos produzidos no ambitos dos GTs (grupos de trabalho) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) seção local Vitória - ES.

B – Devem seguir as mesmas recomendações para os artigos.

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