UMA LUZ NEON NA ENCRUZILHADA
DOI:
https://doi.org/10.62516/rfg.v4i1.2374Palavras-chave:
Memória, Lugar, Ensino de GeografiaResumo
O texto que apresento foi escrito na década de oitenta (ou noventa, não me lembro bem) do século XX. A inspiração veio do tempo juvenil em que colecionava caixas de fósforo — tal prática se chama Filumenia — e ao mesmo tempo identificava o espaço onde eram produzidas. Agora disponibilizo com a tentativa de incentivar docentes da educação básica a exercitar a imaginação sobre os espaços de existências próprios e dos estudantes. Trata da modificação da paisagem onde os equipamentos — removido e construído — tem novos sentidos e funções.
Downloads
Referências
Luciana Pucu Wollmann do Amaral. Quando o apito não tocou: uma perspectiva multiterritorial de um bairro operário em declínio (Barreto - Niterói). Estudos Geográficos, Rio Claro, 9(1): 49-67, jan./jun., 2011 (ISSN 1678—698X).
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo
Leila de Oliveira Lima Araujo. Paisagens urbanas reveladas pelas memórias do trabalho. Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales Universidad de Barcelona. ISSN: 1138-9788. Depósito Legal: B. 21.741-98 Vol. VI, núm. 119 (54), 1 de agosto de 2002
Jefferson Campos, Luísa Jardim, Diego Martinez, Edilson Vieira, Selene Herculano. Estudo iconográfico do Barreto (Niteroi, RJ). Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade – www.uff.br/revistavitas ISSN 2238-1627, Nº 3, junho de 2012
SITES
- http://grupoprazerdejogar.blogspot.com/2014/10/fabrica-de-fosforo-fiat-lux-barreto.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo Karol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.