O QUE É ESPAÇO?
DOI:
https://doi.org/10.62516/rfg.v4i1.2353Palavras-chave:
ESPAÇO - CONSTELAÇÕES DE CONCEITOS -, CATEGORIAResumo
O poema é fruto de uma reflexão sobre o conceito de Espaço na disciplina de Teoria e Método em Geografia. Durante as aulas foram feitas diversas leituras, com a contribuição dos intelectuais citados.
Downloads
Referências
CORRÊA, R. L. Processo, forma e significados. In: ______. Caminhos paralelos e entrecruzados. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
HAESBAERT, Rogério. Por uma constelação geográfica de conceitos. In: ______ Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempo de segurança e contenção. 1º ed – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014, p. 19 – 51.
MOREIRA, R. Espacidade: a fonte do problema da ontologia do espaço geográfico. In: ______. Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográficas. São Paulo: Contexto, 2012, p. 74-80.
______. Da espacidade à espacialidade: os contrapontos de uma teoria geral em
Geografia. In: ______. Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográficas. São Paulo: Contexto, 2012, p. 81-101.
MOREIRA, R. Conceitos, categorias e pricípios lógicos par o método e ensino da geografia. In: ______. Pensar e ser em geografia. Ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007, p. 105 - 118. 13
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
SILVA, A.C. As categorias como fundamento do pensamento geográfico. In: ______. Reynaud, A.; Santos, M. (orgs.) O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986, p. 25-37.
SUERTEGARAY, Dirce M. A. Espaço geográfico uno e múltiplo. Scripta Nova – Revista Eletrônica de Geografía y Ciencias Sociales. Nº 93, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Paulo Dias de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Fluminense de Geografia pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.