A POLÍTICA DO INSTITUTO DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL NA DÉCADA DE 70 E SEUS REFLEXOS NA ÁREA CANAVIEIRA DO VALE DO PARANAPANEMA (SP)

Autores

  • Silvio Carlos Bray Geografia - UNESP Rio Claro

Palavras-chave:

Instituto do Açúcar e do Álcool, cana de açúcar, Vale do Paranapanema

Resumo

O objetivo deste estudo é o de relacionar a política estabelecida pelo Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) no país, principalmente a partir da década de 60 e executada na década de 70, com os reflexos na área canavieira do Paranapanema. No início da década de 70, a criação e a implantação do Programa de Racionalização da Agroindústria Açucareira passou a provocar grandes transformações na área do Paranapanema, como: a) grande expansão das propriedades usineiras; b) grandes investimentos na ampliação das moendas e destilarias; e c) aumento da produção de cana-de-açúcar das propriedades usineiras em detrimento das propriedades fornecedoras.  

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

Bray, S. C. (2017). A POLÍTICA DO INSTITUTO DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL NA DÉCADA DE 70 E SEUS REFLEXOS NA ÁREA CANAVIEIRA DO VALE DO PARANAPANEMA (SP). Boletim Paulista De Geografia, (61), 105–118. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/997

Edição

Seção

Artigos