TEMPO LIVRE COMO OBJETO DE CONSUMO E LAZER DIRIGIDO COMO OPORTUNIDADE DE MANIPULAÇÃO

Autores

  • Adyr A. Balastreri Rodrigues Geografia - FFLCH - USP

Palavras-chave:

Tempo livre, lazer, consumo

Resumo

Fundamentação Ideológica do Turismo Social. A importância dada hoje ao lazer, em sentido amplo, e ao turismo, em sentido mais restrito, resultando da ampliação do tempo do ócio, é um fenômeno da sociedade contemporânea, em particular, das sociedades industriais do pós-guerra. No discurso das classes empresariais, das classes políticas e mesmo no discurso acadêmico, ainda hoje impregnado pela filosofia positivista, o Lazer e, por extensão, o turismo, tomou grande expressão como consequência das conquistas sociais do movimento proletário que conseguiu a diminuição da jornada de trabalho, os fins de semana livres e as férias remuneradas. Estes direitos foram conseguidos pela legislação trabalhista do mundo todo, nos mais diversos estágios de industrialização, no período pós-guerra, embora algumas destas conquistas sejam anteriores em alguns países — na França, por exemplo.  

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Publicado

2017-05-29

Como Citar

Rodrigues, A. A. B. (2017). TEMPO LIVRE COMO OBJETO DE CONSUMO E LAZER DIRIGIDO COMO OPORTUNIDADE DE MANIPULAÇÃO. Boletim Paulista De Geografia, (67), 17–26. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/943

Edição

Seção

Artigos