FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA

Autores

  • Silvia Aparecida de S. Fernandes Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação de Professores, Currículo e Prática Docente

Resumo

Este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino. 

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Fernandes, S. A. de S. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA. Boletim Paulista De Geografia, (90), 137–148. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/812

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.