FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA: UM RELATO DE PESQUISA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação de Professores, Currículo e Prática DocenteResumo
Este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a educação geográfica, mais particularmente sobre o ensino de Geografia em cursos de formação de professores. Relata uma pesquisa, em realização, cujo objetivo é identificar a concepção dos alunos do curso de Pedagogia de uma instituição de ensino da cidade de Ribeirão Preto (SP) acerca da didática e do currículo de Geografia nos anos iniciais, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, colaborativa, compromissada com os diferentes agentes envolvidos na pesquisa, que procura refletir sobre a prática e o currículo. Apresenta uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia, para identificar quais as orientações da legislação e do currículo prescrito sobre o trabalho docente e a didática nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresenta, também, duas propostas didáticas realizadas na disciplina Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Fazem parte do referencial teórico autores que discutem a didática em Geografia, a docência no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente e as implicações das políticas curriculares sobre o ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.