FORMAÇÕES EM GEOGRAFIA – IDENTIDADES E ARTICULAÇÕES

Autores

  • Jorge Luiz Barcellos da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Rizzo Ramires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

formação em Geografia, identidade, articulações

Resumo

A reflexão que se apresenta aqui refere-se à experiência acumulada em nossas atividades profissionais como docentes do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando no Projeto de Reforma Curricular dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia. O processo de discussão, pautado fundamentalmente em discussões de cunho epistemológico em curso, tanto no âmbito nacional como internacional, ganha corpo na medida em que algumas referências passam a ser consideradas. É o caso das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Geografia (Resolução CNE/CES 14, de 13 de março de 2002 do Conselho Nacional de Educação), que indicam novas perspectivas de mercado, novos encaminhamentos teórico-metodológicos, novas temáticas e abordagens sobre o ferramental técnico e de campo, etc. Entretanto, essa discussão foi ampliada, respaldada pelas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 do Conselho Nacional de Educação), as quais, por legislarem sobre a especificidade da formação de professores, nos possibilitaram concretamente a elaboração de duas propostas curriculares que, embora sejam articuladas, preservam as respectivas identidades profissionais próprias de cada processo formativo. 

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

Silva, J. L. B. da, & Ramires, R. R. (2017). FORMAÇÕES EM GEOGRAFIA – IDENTIDADES E ARTICULAÇÕES. Boletim Paulista De Geografia, (86), 123–136. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/719

Edição

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