A relação entre Geografia Escolar e Acadêmica na obra de Delgado de Carvalho: uma análise a partir do Boletim Geográfico (1943-1947)

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Professor Doutor do Departamento de Geografia, USP

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Geografia Acadêmica. Renovação.

Resumo

Recentemente, a obra de Carlos Miguel Delgado de Carvalho tem recebido atenção de diferentes pesquisadores pela importância de sua vasta produção no período da institucionalização da Geografia como ciência moderna no Brasil. Em sua carreira, produziu artigos, livros, proferiu palestras, teve importante participação política em órgãos oficiais de caráter geográfico. Nestas publicações, tratou de temas e problemas variados, sempre buscando articular a renovação teórico-metodológicas da geografia com suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo, discutiremos a relação entre a Geografia escolar e Acadêmica na obra de Delgado de Carvalho a partir das publicações feitas pelo autor no Boletim Geográfico entre os anos de 1943 e 1947, cinco primeiros anos de publicação da Revista.

Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Professor Doutor do Departamento de Geografia, USP

Bacharel, Licenciado, Mestre e Doutor em Geografia. Professor Doutor do DG-USP.

Referências

BARROS, N. C. C. de. “Delgado de Carvalho e a Geografia no Brasil como arte da Educação Liberal” IN: Estudos Avançados, São Paulo, 2008.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

CARVALHO, D. de. “Geografia e estatística” IN: Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, nº 2, 1943a.

________________. “Geografia das Línguas” IN: Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, nº 4, 19453b.

________________. “A Orientação Moderna” IN: Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, nº12, 1943c.

CHERVEL, A. “História das disciplinas escolares: reflexões sobre uma campo de pesquisa” IN: Teoria & Educação, São Paulo, nº 2, 1990.

CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique: Du Savoir Savant au Savoir Ensigné. Grenoble: La pensée Sauvage, 1991

FIORI, V. As condições dos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação. Tese de Doutorado. São Paulo: FFLCH, DG-USP, 2013.

GOODSON, Y. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

JULIA, D. “A Cultura Escolar como Objeto Histórico” IN: Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, nº 1, 2001.

LA BLACHE, P. V. de La. “A Geografia na Escola Primária” IN: Boletim do Conselho Nacional de Geografia, Rio de Janeiro, nº 1, 1943.

LESTEGÁS, F. R. “Concebir la Geografía Escolar desde una nueva perspectiva: una disciplina al servicio de la Cultura Escolar” IN: Boletin de la A.G.E, nº33, 2002.

_________________. “A construção do conhecimento geográfico escolar: do modelo transpositivo à consideração disciplinar da Geografia” IN: CASTELLAR, S. M. V e MUNHOZ, G. B. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

Downloads

Publicado

2016-07-22

Como Citar

Girotto, E. D. (2016). A relação entre Geografia Escolar e Acadêmica na obra de Delgado de Carvalho: uma análise a partir do Boletim Geográfico (1943-1947). Boletim Paulista De Geografia, (94), 12–31. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/405

Edição

Seção

Artigos