Região, política e identidade no estado do Tocantins: Analise dos dados eleitorais para governador de 1988 a 2010
Resumo
O artigo tem por finalidade discutir o processo de divisão regional e a ação de sujeitos sociais ao produzirem discursos regionalistas e representações simbólicas que legitimam tal reivindicação. Esta temática foi suscitada pelo de-bate em torno da divisão do Estado do Pará em 2011. Tomando o caso do Estado do Tocantins como ponto de partida, procuramos demonstrar que a forma como tem sido conduzido o debate sobre as divisões regionais revela a reprodução de práticas sociais e de políticas tradicionais baseadas no controle regional. Tal reprodução pode ser confirmada na análise dos dados eleitorais para governador do Estado desde a criação desta unidade da federação, em 1988.Downloads
Publicado
2015-08-16
Como Citar
Rodrigues, J. C. (2015). Região, política e identidade no estado do Tocantins: Analise dos dados eleitorais para governador de 1988 a 2010. Boletim Paulista De Geografia, (93), 115–129. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/332
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).