Ensino de Geografia:
a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Aprendizagem; Cartografía Social; Ensino de Geografia.Resumo
O presente manuscrito intitulado, Ensino de Geografia: a Cartografia Social como ferramenta ao processo de ensino e aprendizagem, busca estabelecer conexões entre os processos de ensino e aprendizagem correlacionado os conhecimentos geográficos com as várias possibilidades de interação entre esta ciência e a cartografia social e de como tal interação contribui de maneira exponencial para auxiliar o processo docente, possibilitando uma interação homem/sociedade/natureza mais assertiva, onde o discente será um agente construtor do próprio conhecimento e o professor mediará essa construção. Dessa maneira a pesquisa pode ser justificada pela importância da discussão a respeito da temática, já que para compreender-se as conjunturas a respeito do ensino de geografia e a cartografia social é primordial debruçarmos sob as bases teóricas e práticas. A metodologia está centrada em um estudo bibliográfico que abrange pesquisas de cunho bibliográfico, utilizando-se do método indutivo para traçar as análises bem como o encadeamento lógico das ideias, pois tal método proporciona uma busca de entendimentos complexos a partir de dados que já foram constatados. Assim sendo, os resultados obtidos não foram apenas a revelação dos dados pesquisados que elencaram a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia, corroborando no fazer pedagógico com o propósito de tornar o processo educativo mais próximo das realidades vivenciadas pelos discentes, assim como, foi fundamental para que durante o processo de pesquisa o acadêmico/pesquisador fosse impulsionado e desafiado a desenvolver habilidades e competências no fazer pedagógico tendo a pesquisa como um dos fundamentos da produção do conhecimento.
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