Geografia e Literatura a partir da investigação sobre o tema fome na obra literária Vidas Secas de Graciliano Ramos para a criação de Situações Didáticas na perspectiva de Guy Brousseau
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Fome, Situação Didática.Resumo
O artigo resulta de uma investigação que foi originada durante a conclusão de Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. O principal objetivo da investigação foi realizar ponderações sobre o fenômeno sociopolítico da fome a partir da obra literária Vidas Secas de Graciliano Ramos. O estudo visou desenvolver propostas didático-pedagógicas aplicáveis nas aulas de Geografia da educação básica fundamentadas pela perspectiva teórica da Situação Didática de Guy Brousseau (2008). Trata-se de uma pesquisa que relaciona o tema da fome aos conhecimentos curriculares de Geografia e de Literatura. O trabalho alicerçou sua metodologia na identificação e análise das problematizações advindas do tema da fome em fragmentos textuais da obra literária. Para fins didáticos de leitura, serão relatados a seguir as partes em que o artigo se construirá. Primeiramente, será falado uma breve contextualização sobre a fome no Brasil; em seguida o artigo versará sobre o ensino de Geografia como forma de contribuição teórica que pode atualmente servir de sustentação didática das práticas em sala de aula exercidas pelos professores e sustentação didática sobre o tema fome. Posteriormente, se discorrerá sobre a importância do aprimoramento do ensino interdisciplinar de Geografia e a Literatura na educação básica. Ao final, serão apresentadas as análises dos resultados da investigação e as propostas de situações didáticas como possibilidade de desenvolvimento de aulas de Geografia.
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