Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.
Palavras-chave:
Formação de professores, Trabalho docente, Diretrizes Curriculares, Professor de novo tipo.Resumo
O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar.Referências
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