Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros.

Autores

  • Rodrigo Coutinho Andrade DEGEO-IM/UFRRJ
  • Luana Ferreira Correia SME-RJ

Palavras-chave:

Formação de professores, Trabalho docente, Diretrizes Curriculares, Professor de novo tipo.

Resumo

O atual cenário das políticas públicas para a educação carrega em sua centralidade o trabalho docente tanto no percurso formativo inicial-continuado, quanto nas medidas para a ampliação da regulação-controle por meio do refino das premissas da qualidade sob a ótica do capital. Por meio da reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura, assim como da Educação Básica, e dos mecanismos quantofrênicos, inexorável do contexto de ofensiva ideológica, derivados do atual estágio do processo de recomposição burguesa e sua refração para a formação humana, tomamos enquanto problema da presente pesquisa o atual estado de precariedade e as intencionalidades materiais e imateriais sobre o magistério no país. Neste sentido, objetivamos examinar as transformações objetivas e subjetivas para a materialização das práticas pedagógico-curriculares, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio da análise dos documentos institucionais e corporativos, em diferentes escalas, e dos dados oficiais. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, consolidada por meio do exame bibliográfico dos estudos sobre a temática, dos dados estatísticos institucionais, de relatórios de organizações supranacionais, e de parte dos documentos oficiais que incidem sobre o trabalho docente. As principais conclusões e resultados apontam para transformações significativas do/no processo formativo por meio do incentivo ao pragmatismo nos moldes do saber ser e fazer, do trabalho docente através da intensificação da precariedade e da mutação em parte do perfil dos professores, e do incremento das premissas do gerencialismo no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Rodrigo Coutinho Andrade, DEGEO-IM/UFRRJ

Doutor em Educação pelo PPGEduc-UFRRJ; Professor do Departamento de Geografia do IM-UFRRJ; Professor do PPGG-FFP/UERJ; Membro do GTPS-UFRRJ; Membro do GT de Ensino da AGB-Niterói; Vice-coordenador do CEGEd-UFRRJ.

Luana Ferreira Correia, SME-RJ

Professora da rede municipal do Rio de Janeiro; mestre em Geografia pela PUC-Rio.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Andrade, R. C., & Correia, L. F. (2021). Considerações sobre o trabalho docente no Brasil: uma breve radiografia e apontamentos presente-futuros. Boletim Paulista De Geografia, 1(105), 67–92. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1995