Por uma Globalização Dialógica

Autores

Palavras-chave:

globalização, sociedade da informação, comunidades de aprendizagem, aprendizagem dialógica.

Resumo

RESUMO

 

Este artigo tem como tema a globalização, que surge no contexto da produção capitalista do espaço, da transição do regime de acumulação de capital taylorista-fordista para o regime de acumulação de capital flexível e da sociedade industrial para a sociedade informacional, no final do século XX e início do XXI. A globalização é interpretada em duas perspectivas: desde sua origem nos anos 1970, na qual se constituí determinada a servir as relações de poder e a produzir desigualdades socioeconômicas e socioculturais e segregação socioespacial e; a partir do final dos anos 1990, na qual se transforma em possibilidades humanizadoras para servir as relações dialógicas, superar as desigualdades e transformar a realidade. Tem como objetivo propor um diálogo sobre a globalização dialógica ressaltando no âmbito da educação os conceitos de comunidades de aprendizagem e aprendizagem dialógica. Neste sentido, tem como fundamento autores(as) que, não somente interpretam a realidade, mas também nos inspiram a criar possibilidades para sua transformação, como Milton Santos, Paulo Freire, Ramón Flecha, os membros do Community of Researchers on Excellence for All – CREA, da Universidade de Barcelona, Espanha e do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa – NIASE, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil, que propõem possibilidades humanizadoras de uma outra globalização dialógica com todas as pessoas e o mundo.

Biografia do Autor

Marcio Fernando Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Possui Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006). Atuou como coordenador, professor e orientador de trabalhos de conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Esteve como coordenador, professor e orientador de trabalhos de conclusão do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos do Campus São Paulo do IFSP. Também foi o coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES do IFSP. Também foi coordenador de área do Subprojeto da Geografia do PIBID/CAPES do Campus de Sorocaba da UFSCar (2014-2018). Foi vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia da UFSCar-Sorocaba (2017-2018). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e ensino de geografia, epistemologia da Geografia, teoria e método, metodologia da pesquisa científica, instrumentação para ensino de Geografia, mundialização da economia, industrialização, regionalização, metropolização, organizacional, informacional, rede, banco, financeiro e território. Atualmente é professor de ensino superior do Curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e coordenador do Grupo de Estudos Epistemologia da Geografia: teoria, método e metodologias em pesquisa e ensino de Geografia.

Referências

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Gomes, M. F. (2022). Por uma Globalização Dialógica. Boletim Paulista De Geografia, 1(107), 56–75. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1993