O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS DA REDE MUNICIPAL DE MUTUÍPE - BA

Autores

  • Rosilane dos Santos Silva Secretaria Municipal de Educação

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Tecnologias Assistivas. Educação inclusiva

Resumo

A educação inclusiva é um assunto que vem sendo bastante debatido atualmente, visto que há uma preocupação em acolher os alunos com deficiência na escola regular, de forma que haja uma inclusão eficaz. Nessa perspectiva, existem as tecnologias assistivas, que são técnicas que visam auxiliar pessoas com deficiência em suas atividades cotidianas de forma mais independente. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi identificar o nível de conhecimento e uso das tecnologias assistivas por professores de Geografia de duas escolas de Mutuípe-BA. Especificamente, buscou–se identificar a concepção de Geografia e seu ensino dos professores participantes do estudo; e conhecer a percepção destes professores sobre o uso de tecnologias, dentre elas as assistivas, na prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza descritivo – exploratória, que foi desenvolvida nas duas escolas de Ensino Fundamental anos finais do município de Mutuípe. Foram sujeitos do estudo cinco professores de Geografia atuantes nas referidas escolas, aos quais foram aplicados questionários que trataram de aspectos do conhecimento sobre as tecnologias assistivas. Os principais resultados evidenciaram que há pouco conhecimento e uso das tecnologias assistivas e, em decorrência, não se faz uso de tais tecnologias nas práticas pedagógicas. Pretende-se, então, que a pesquisa sirva de base para a proposição de metodologias do ensino da Geografia, que utilizem tecnologias assistivas para potencializar a aprendizagem de estudantes com deficiência.

Referências

ALVES, David de Abreu. A tecnologia assistiva no contexto educacional: breves considerações a respeito da temática. VI Congresso Nacional de Educação.https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID10121_16102017203404.pdfAcessado em 04 de Setembro de 2018.

ANDRADE, Sarah. Práticas pedagógicas para incluir alunos com deficiência nas aulas de Geografia. In: NOGUEIRA, Ruth E. (Org.). Geografia e inclusão escolar: Teoria e práticas. Edições do bosque. Florianópolis. 2016.

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva e educação. Porto Alegre, RS. 2017. http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf Acesso em 04 de setembro de 2018.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva . – Brasília: CORDE, 2009. 138 p.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2001.

CAVALCANTI. Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Anais do i seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010. http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza/file Acesso em 10 de dezembro de 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos Geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.

CAVALCANTI. Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012

.

COSTA, Vanderlei Balbino da; GONÇALVES JUNIOR, Luiz. Inclusão, educação e diversidade: múltiplos olhares. [S.l.]. (s.d).

FERNANDES, Maria José da Silva. A Geografia como Disciplina Escolar: BreveTrajetória.http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/54/A%20Geografia%20como%20Disciplina%20Escolar%20Breve%20Trajet%C3%B3ria.pdf. Acesso em: 05 de setembro de 2018.

GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. http://www.galvaofilho.net/assistiva.pdf Acesso em: 04 de setembro de 2018.

GALVÃO FILHO, Teófilo. Tecnologia assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bartolini; OMETE, Sadao (org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária. São Paulo. 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas. 2008.

GIORDANI, Ana Claudia; SILVA, Vanessa Oliveira da. TONINI Ivaine Maria. Tecnologias de Informação e Comunicação para ensinar e aprender Geografia. Porto Alegre: Porto Alegre, 2014.

MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz. O uso das tecnologias assistivas: interfaces digitais e geografia. 1º Seminário luso – brasileiro de educação inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão.http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos/eixo-8/completo-8.pdf Acesso em: 04 de Setembro de 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual Discursiva: Processo resconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação. V.12, n 1, p.117-128, 2006.

RODRIGUES, Patrícia Rocha; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Tecnologia assistiva – uma revisão do tema. HOLLOS, Ano 29. Vol. 6. 2013. http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1595 Acesso em: 04 de Setembro de 2018.

SANTOS, Elivan Alves dos. O professor e as linguagens no processo de ensino e aprendizagem da geografia escolar. http://www2.unucseh.ueg.br/ceped/edipe/anais/vedipefinal/pdf/gt07/co%20grafica/LEOVAN%20ALVES%20DOS%20SANTOS.pdf Acesso em: 09 de setembro de 2018.

VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola. São Paulo: editora do autor, 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Silva, R. dos S. (2020). O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS DA REDE MUNICIPAL DE MUTUÍPE - BA. Boletim Paulista De Geografia, 1(102), 32–47. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1954