ANÁLISE MORFOMÉTRICA E SIMULAÇÕES DA VAZÃO MÁXIMA NO RIO BANDEIRA E AFLUENTES, MUNICÍPIO DE CAMPO BONITO, OESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Inundações, Planalto basáltico, Vazão máxima.Resumo
No estado do Paraná, inúmeras cidades vêm sofrendo inundações em decorrência da combinação de condicionantes naturais e antrópicos. Os objetivos do trabalho são: analisar o papel das características morfométricas sobre as inundações do rio Bandeira e seus afluentes os córregos Santa Maria e Campo Bonito na cidade de Campo Bonito, Oeste do Paraná e, simular as vazões máximas para diversos tempos de recorrência. As variáveis e parâmetros morfométricos das bacias foram obtidos a partir de cartas topográficas (escala 1:50.00) com auxílio do aplicativo Global Mapper. As estimativas de vazões máximas foram realizadas pelo método I-Pai-Wu modificado, um modelo hidrológico de transformação de chuvas em vazões. Foram destacadas as características morfométricas das bacias que favorecem a geração de enchentes, aplicando o Índice de Influência da Enchente (IIE). Nas bacias do Bandeira e Santa Maria, as variáveis mais sobressalentes são a área de contribuição (27,9 e 22,3 km2 respectivamente) além da amplitude altimétrica da bacia e o índice de rugosidade. Por outro lado, o córrego Campo Bonito apesar de apresentar características morfométricas favoráveis às enchentes (forma oval redonda e maior densidade de drenagem), a sua pouca área de drenagem (9,17 km2) o coloca numa posição secundária na geração de enchentes na área urbana. As vazões estimadas para o rio Bandeira podem alcançar 130 m3/s para o tempo de retorno de 2 anos e 354 m3/s para o tempo de retorno de 100 anos, causando inundações apesar do ligeiro grau de entalhamento do canal fluvial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.