Os núcleos de colonização oficial implantados no planalto paulistano em fins do século xix
Palavras-chave:
colonização, paulista, séc XIXResumo
Em 1877 o governo imperial houve por bem instalar quatro núcleos coloniais em torno da cidade de São Paulo: Santana, Glória, São Caetano e São Bernardo. O poder público com tal política visava especificamente o povoamento e a produção agrícola dos arredores paulistanos. A iniciativa não era inédita. No próprio Planalto Paulistano já se havia tentado a colonização, através do estabelecimento de famílias alemãs na “Colónia de Santo Amaro" em 1892, com resultados bastante precários. Veja se a respeito o excelente trabalho de Edmundo ZENHA [29].Por outro lado, a colonização visando especificamente os arredores de uma capital provincial já vinha sendo adotada desde 1867 com relação a Curitiba [S, p. 271].Downloads
Publicado
2017-10-11
Como Citar
Langenbuch, J. R. (2017). Os núcleos de colonização oficial implantados no planalto paulistano em fins do século xix. Boletim Paulista De Geografia, (46), 88–106. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1166
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).