ÚLTIMOS DIAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS À EDIÇÃO ESPECIAL: OS 20 ANOS DA LEI 10.639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA.

2023-02-28

CHAMADA BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA

EDIÇÃO ESPECIAL: OS 20 ANOS DA LEI 10.639 E O ENSINO DE GEOGRAFIA.

 

Organização

Diogo Marçal Cirqueira

Gabriel Siqueira Correa

Lorena Francisco de Souza

 

O BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA – BPG convida pesquisadoras, professoras, estudantes e ativistas a submeterem artigos para a Edição Especial "Os 20 anos da lei 10.639 e o Ensino de Geografia". Serão recebidas submissões até o dia 30 de junho, conforme a política institucional e de publicação do BPG e em seus respectivos formatos em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/about/submissions

 

Em 09 de janeiro deste ano completaram-se 20 anos da promulgação, no âmbito federal, da lei 10.639/2003, que alterou a LDB ao incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática "História da África e da Cultura Afro-brasileira". Essa mesma lei foi alterada e complementada em março de 2008, por meio da lei 11645, ao incluir também no currículo oficial a "História e Cultura Indígena". Estas leis representam um marco na história da educação brasileira, pois, a despeito de ser um dispositivo jurídico instituído no âmbito do Estado, é fruto dos anseios, reinvindicações e da luta histórica do movimento negro e indígena no Brasil republicano. Por um lado, por meio das políticas curriculares, essas leis visam o reconhecimento da contribuição dos povos negro-africanos e indígenas na formação da cultura brasileira, por outro, talvez pouco explicitado, elas propiciam aberturas para mudar os imaginários e nossa percepção sobre a presença negra-africana e indígena no Brasil para além de estereótipos racistas e das histórias coloniais reducionistas. Nesse sentido, ainda que as leis tenham levado a refletir sobre a função social e política da educação e da instituição escolar no contexto brasileiro, ao incidir no currículo, levou a questionamentos no âmbito das disciplinas escolares, dentre elas a própria Geografia. Que tipo de conteúdos são difundidos por essa disciplina? Quais saberes são produzidos na escola a partir da Geografia? Quais são as representações da diferença étnico-racial - interseccionada a classe, gênero, sexualidade - difundidos pela Geografia? Qual o papel da disciplina na reprodução, bem como, na desconstrução de estereótipos e do racismo? Como a Geografia, enquanto disciplina escolar, pode contribuir para construção de uma sociedade cidadã, mais justa e sem racismo? Nos últimos vinte anos, tomando a lei como instrumento de justiça social e de cidadania, muitas professoras de Geografia têm apresentado essas e outras questões e buscando operacionalizar a disciplina para colocar em prática a "história afro-brasileira e indígena" no currículo oficial e praticado. No espírito dessas ações e movimentações propomos essa chamada aberta para a edição especial: "20 anos da 10.639 e o Ensino de Geografia".

A Edição Especial "Os 20 anos da lei 10639 e o Ensino de Geografia" no Boletim Paulista de Geografia tem como objetivo reunir trabalhos que apresentem uma avaliação e reflexões sobre os impactos e ressonâncias das leis 10639/03 e 11645/08 no ensino de Geografia. A intenção é reunir discussões que tratem dos avanços, dilemas e desafios que envolvem a abordagem do tema das relações étnicas e raciais a partir do Ensino de Geografia e do campo da Geografia Escolar, bem como apresentar apontamentos sobre os possíveis caminhos a se percorrer acerca dessa questão no chão da escola.

 

Sugestão de temas

  • avaliação da produção sobre o tema das relações étnico-raciais no ensino de geografia
  • produção do currículo de Geografia e às relações étnico-raciais
  • educação escolar quilombola e indígena
  • produção de material didático em Geografia e relações étnico-raciais
  • práticas e experiências pedagógicas antirracistas no ensino de Geografia
  • Ensino das Relações étnico-raciais e formação de professoras de Geografia
  • Raça, Gênero e sexualidades no Ensino de Geografia
  • Metodologias ativas e ERER no ensino de Geografia
  • O Ensino de geografia da África