A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Prefeitura Municipal de São Paulo

Palabras clave:

Redação, contexto, ensino, geografia

Resumen

A Escola, na qual convivemos, se apresenta como um inundo onde tratamos de outros mundos. Especificamente, um espaço vivo que nos permite lidar com o espaço chamado "geográfico". Este texto se propõe partir de e chegar até esse jogo de mundos e espaços, tornando o nosso fazer geográfico uni exercício sistemático de ensinar geografia. Muitas vezes pensamos estar ensinando uma ciência produzida no universo acadêmico; outras vezes, ainda, tudo se passa como um mascaramento ideológico em que os lugares são valorizados proporcionalmente ao desinteresse por sua aprendizagem. Em qualquer situação escolar, não tios sentimos como profissionais geógrafos, mesmo quando esta é nossa formação específica. Diversas concepções sociais podem até encarar com certa naturalidade essa divisão profissional. Mas a nossa, em particular, reconhece nela uma ruptura crónica no interior do fazer geográfico. Ensino e pesquisa como fazeres distantes e uma Geografia sendo feita, dominantemente, a margem de si mesma, de seu sentido...    

Publicado

2017-05-24

Cómo citar

Oliveira, C. D. M. de. (2017). A "REDAÇÃO DO CONTEXTO" NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA. Boletim Paulista De Geografia, (70), 23–34. Recuperado a partir de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/925

Número

Sección

Artigos