UMA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA DE PEDOLOGIA A SERVIÇO DE PEQUENOS AGRICULTORES

Autores/as

  • Alain Ruellan Centre National d ’ Etudes Agronomiques des Régions Chaudes

Palabras clave:

Pedologia, Ensino da Ciência do Solo, Pequenos Agricultores

Resumen

O solo é mal conhecido pela sociedade, particularmente pelos agricultores. Isto acarreta consequências graves para a produção agrícola, para o meio ambiente, para os próprios solos. O desenvolvimento do ensino direcionado à descoberta e à utilização dos solos é assim uma prioridade. É necessário ainda utilizar os métodos adequados que valorizem o trabalho e a descoberta em campo; o que é importante ensinar é a morfologia dos solos, sua descrição e sua interpretação. Desde 1987 vem se realizando experiências nesse sentido, bem sucedidas, em diversas regiões do Brasil, junto aos técnicos agrícolas e pequenos agricultores. Em 1990 o CTCS, Centro Técnico de Ciências do Solo, foi criado com o objetivo de ampliar esse tipo de trabalho. 

Publicado

2017-05-24

Cómo citar

Ruellan, A. (2017). UMA EXPERIENCIA PEDAGÓGICA DE PEDOLOGIA A SERVIÇO DE PEQUENOS AGRICULTORES. Boletim Paulista De Geografia, (73), 73–90. Recuperado a partir de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/887

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a