A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia

Authors

  • Tiago Dionisio da Silva PPGEduc/UFRRJ e SEEDUC/RJ
  • Camila Vianna de Souza Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda e Programa de Pós-graduação de Geografia da UERJ

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Classe, Raça, Ensino de Geografia.

Abstract

Neste artigo, busca-se refletir sobre a interseccionalidade entre classe e raça no contexto da sociedade brasileira, entrelaçando com o desenvolvimento do sistema educacional para compreender a demanda e manutenção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizada por trabalhadores e negros. Assim apontamos para a quebra de paradigma no ensino de geografia, no sentido de acolher as novas demandas sociais trazidas pelos inúmeros movimentos sociais, em nosso caso, os movimentos negros e que tem desdobramentos diretos para o ensino de geografia, pois reconfiguram o espaço geográfico, assim, implica o processo de ensino/aprendizagem geográfica.  Sob essa perspectiva, optamos por uma abordagem metodológica pautada na pesquisa qualitativa e bibliográfica. Observamos a necessidade de olharmos para a EJA como um campo educacional marcado pela exclusão social e racial. Isso precisa estar fortemente demarcado nas pesquisas, práticas pedagógicas e na elaboração e aplicação das políticas públicas voltadas para esse público. Os estudantes da EJA são hegemonicamente trabalhadores (que ocupam postos de trabalho formais ou informais), ou filhos da classe trabalhadora, além da grande maioria ser negra, portanto, essas duas dimensões precisam ser/estar contempladas na EJA. No bojo dessa discussão, defendemos a ideia de que a geografia, a partir do seu objeto de estudo, o espaço geográfico, tem muito para contribuir com esse combate ao racismo, pois as análises geográficas podem desvendar as desigualdades socioeconômicas e raciais que permeiam a formação do espaço brasileiro e, por consequência a posição que esses jovens e adultos trabalhadores, e na sua grande maioria, negros, ocupam em nossa sociedade. 

Author Biographies

Tiago Dionisio da Silva, PPGEduc/UFRRJ e SEEDUC/RJ

Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais pelo Programa de Estudo Sobre o Negro na Sociedade Brasileira (PENESB/UFF). Especialista em Docência e Educação Básica pela Faculdade de Educação da UFF. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), mas entre 2015 e 2018, através de seleção interna, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Atualmente trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

Camila Vianna de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda e Programa de Pós-graduação de Geografia da UERJ

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar, no campus de Nova Iguaçu (2010-2014) e Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Faculdade de Formação de Professores (2015-2017). Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-UFRRJ \ 2010-2013), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES \ 2013-2014) e do (PIBIC-CNPQ \ 2014). Experiência profissional como Professora de Geografia de Rede Privada de Ensino desde 2015. Tem interesse em pesquisas na área de Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Cidade e Espaço Urbano, Práticas Socioespaciais, Geografia Socioambientais e Duque de Caxias.

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Published

2020-12-31

How to Cite

da Silva, T. D., & de Souza, C. V. (2020). A educação de jovens e adultos trabalhadores e as “novas insurgências” a partir da classe e da raça: pressupostos teóricos para o ensino de geografia. Boletim Paulista De Geografia, 1(104), 142–162. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1998