Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico

Authors

  • Valéria de Oliveira Roque Ascenção Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberto Célio Valadão
  • Patrícia Assis da Silva

Keywords:

Espacialidade do Fenômeno, raciocínio geográfico, pensamento espacial, representações cartográficas.

Abstract

Neste artigo abordamos a relação entre a linguagem cartográfica, a formação inicial do professor de Geografia e a produção de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Inicialmente discorremos sobre o entendimento acerca de um Raciocínio Geográfico que vise favorecer a compreensão da espacialidade do fenômeno e das Práticas Espaciais. Posteriormente, são apresentados indícios sobre a apropriação do mapa durante as aulas de Geografia no Ensino Básico. Os dados apresentados foram obtidos por meio de registros de Estágios Supervisionados, nos anos de 2016 e 2017, por alunos dos 6 ° e 7° períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises desses registros tiveram como objetivo identificar se e como os mapas são utilizados nas práticas pedagógicas de Geografia em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, buscamos apontar algumas considerações acerca do trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial de professores de Geografia. Destacamos que o trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial do professor não tem contribuído efetivamente para a construção de um Raciocínio Geográfico junto aos futuros docentes, uma vez que tal raciocínio não se faz apenas através das representações cartográficas, embora essas enverguem linguagem importante para a expressão de interpretações das espacialidades dos fenômenos.

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Published

2018-07-07

How to Cite

Ascenção, V. de O. R., Valadão, R. C., & Silva, P. A. da. (2018). Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista De Geografia, 99, 34–51. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465