A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E OS DESAFIOS PARA A DEMOCRACIA

Authors

  • Lourdes Carril Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/SP

Keywords:

Escola Pública, Periferia, Exclusão Social, Democracia, Contenção Social

Abstract

Este artigo tem por objetivo expor questões sobre o papel da escola pública e da formação do professor na construção da democracia considerando-se o contexto histórico da constituição da escola pública e da formação do professor na sociedade brasileira. Pretende-se apresentar algumas questões que envolvem a presença da escola pública em áreas degradadas da metrópole, tendo como base São Paulo e os bolsões de pobreza, em que se verifica a ausência do Estado e a configuração da periferia como local de marginalidade e exclusão. Nesse sentido, analisar a formação do professor também como aspecto importante para se compreender o papel da Educação e do espaço escolar como emancipadores ou de contenção social.

Published

2017-05-02

How to Cite

Carril, L. (2017). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E OS DESAFIOS PARA A DEMOCRACIA. Boletim Paulista De Geografia, (86), 45–64. Retrieved from https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/716

Issue

Section

Artigos